Buscar

00 - Para Marx, o processo de perpetuação da exploração de uma classe social (burguesia) sobre outra (proletariado) tinha na educação uma arma pode...

00 - Para Marx, o processo de perpetuação da exploração de uma classe social (burguesia) sobre outra (proletariado) tinha na educação uma arma poderosa. Por meio dela, os capitalistas disseminariam uma ideologia dominante com o objetivo de desenvolver uma visão burguesa de mundo nos trabalhadores. Simultaneamente, a educação seria, para Marx, uma arma poderosa a ser utilizada na emancipação do ser humano (libertação da exploração) (RODRIGUES, 2011). Considerando essa explicação, pode-se afirmar que:


A – Haveria uma 'educação' em geral, capaz de atender aos anseios de todas as classes sociais.
B – A 'educação' em geral demonstraria o valor do seu humano e seria capaz de convencer os dominantes de que dominar leva à perpetuação dos conflitos sociais e, portanto, à destruição social.
C – De acordo com os interesses da classe social a que a educação estivesse submetida, daí emergiria uma educação para a alienação, ou outra, para a emancipação do ser humano.
D – De acordo com os conteúdos de classe (social), adviria uma educação precária para as crianças e outra precária para os adultos.
E – A educação daria aos jovens a possibilidade de assimilar na pratica o sistema de produção, promovendo, por si, a emancipação do ser humano.

Essa pergunta também está no material:

Sociologia e Educação
17 pág.

Pedagogia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a explicação apresentada, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra C - De acordo com os interesses da classe social a que a educação estivesse submetida, daí emergiria uma educação para a alienação, ou outra, para a emancipação do ser humano. Isso significa que a educação pode ser utilizada tanto como uma ferramenta de dominação e alienação, promovendo a visão de mundo da classe dominante, quanto como uma ferramenta de emancipação, buscando a libertação do ser humano da exploração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais