Para buscarmos respostas a questões relacionadas à surdez e diante da concepção social que na maioria vem acompanhada de preconceitos ou esteriótipos, em que as pessoas, muitas vezes, consideram os surdos incapazes, é preciso entender de fato o que é ser surdo. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares e profissionais de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e não compromete a aquisição da Língua de Sinais Brasileira.
III- Quanto ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia dos filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial como facilitadores para o mundo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares e profissionais de crianças surdas. II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e não compromete a aquisição da Língua de Sinais Brasileira. III- Quanto ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia dos filhos. IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial como facilitadores para o mundo. A As sentenças I, II e III estão corretas. B As sentenças II e IV estão corretas. C As sentenças I, III e IV estão corretas. D As sentenças II, III e IV estão corretas.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Explorar a produção de vídeos literários e formas artísticas em Língua de Sinais e Língua Portuguesa garantem um processo de descoberta por parte do aluno, o que resulta em se fazer seus próprios registros. ( ) Quando há uma metodologia de alfabetização na (L1) e (L2), as crianças surdas criam habilidades para transpôr o conhecimento para a escrita, expressando melhor suas ideias. ( ) O processo de alfabetização em Língua Portuguesa para surdos é de grande importância, uma vez que esta é a língua natural do país. Assim, não existe um desafio que implique o seu aprendizado. ( ) A criança surda é colocada somente em contato com a escrita no português para ser alfabetizada seguindo as mesmas estruturas e recursos baseados no ensino para crianças ouvintes. VOLTAR A+ Alterar modo de visualização
( ) Explorar a produção de vídeos literários e formas artísticas em Língua de Sinais e Língua Portuguesa garantem um processo de descoberta por parte do aluno, o que resulta em se fazer seus próprios registros. ( ) Quando há uma metodologia de alfabetização na (L1) e (L2), as crianças surdas criam habilidades para transpôr o conhecimento para a escrita, expressando melhor suas ideias. ( ) O processo de alfabetização em Língua Portuguesa para surdos é de grande importância, uma vez que esta é a língua natural do país. Assim, não existe um desafio que implique o seu aprendizado. ( ) A criança surda é colocada somente em contato com a escrita no português para ser alfabetizada seguindo as mesmas estruturas e recursos baseados no ensino para crianças ouvintes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A F - F - V - V. B F - V - V - F. C V - V - F - F. D V - F - F - V.
A F - F - V - V. B F - V - V - F. C V - V - F - F. D V - F - F - V.
Assinale a alternativa CORRETA que indica como podemos definir a comunidade surda: A Espaços de partilha linguística e cultural presentes em milhares de cidades do mundo, reunindo surdos e ouvintes e em geral, usuários de línguas de sinais. B Sujeitos surdos a fim de entender o mundo e de modificá-lo, tornando-o não acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais. C Espaços de partilha únicos presentes em milhares de cidades do Brasil reunindo surdos e ouvintes e em geral, usuários de línguas portuguesas. D Espaços de partilha linguística e cultural presentes em milhares de cidades do Brasil, reunindo cegos e surdos em geral, usuários de línguas de sinais.
A Espaços de partilha linguística e cultural presentes em milhares de cidades do mundo, reunindo surdos e ouvintes e em geral, usuários de línguas de sinais. B Sujeitos surdos a fim de entender o mundo e de modificá-lo, tornando-o não acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais. C Espaços de partilha únicos presentes em milhares de cidades do Brasil reunindo surdos e ouvintes e em geral, usuários de línguas portuguesas. D Espaços de partilha linguística e cultural presentes em milhares de cidades do Brasil, reunindo cegos e surdos em geral, usuários de línguas de sinais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A V - V - F - F. B F - V - V - F. C V - F - V - F. D V - V - F - V.
A V - V - F - F. B F - V - V - F. C V - F - V - F. D V - V - F - V.
se as assertivas a seguir:
I- Atualmente, o INES tem como uma de suas atribuições regimentais subsidiar a formulação da política nacional de Educação de Surdos, mas isto deve estar em conformidade com a Portaria MEC nº 323, de 08 de abril de 2009. PORQUE II- Ele nasceu com caráter estritamente político, igualmente a FENEIS, que desde sua fundação, demonstra ter plena consciência do papel que quer desempenhar na sociedade e exige da mesma sua aceitação. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Atualmente, o INES tem como uma de suas atribuições regimentais subsidiar a formulação da política nacional de Educação de Surdos, mas isto deve estar em conformidade com a Portaria MEC nº 323, de 08 de abril de 2009. II- Ele nasceu com caráter estritamente político, igualmente a FENEIS, que desde sua fundação, demonstra ter plena consciência do papel que quer desempenhar na sociedade e exige da mesma sua aceitação. A A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira. B A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa. C As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. D As duas são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.
A inclusão de aluno com surdez leve e moderada, em princípio, pode ocorrer naturalmente em creches e classes comuns da pré-escola regular, onde a Língua Portuguesa é a língua de instrução e onde ele conte com apoio de salas de recursos para a aquisição da Libras e para o desenvolvimento da Língua Portuguesa (oral e escrita). Acerca da pessoa surda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A língua de sinais a primeira língua, considerada sua língua natural.
PORQUE
II- A segunda língua (Língua Portuguesa).
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A língua de sinais a primeira língua, considerada sua língua natural. II- A segunda língua (Língua Portuguesa). A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras. C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O conceito de surdez e de pessoa surda perpassa por mudanças relacionadas às situações contextuais próprias de cada período e de acordo com as experiências que cada sujeito surdo vive. Nesse sentido, no campo educacional, vem ocorrendo uma difusão de ideolo
Classify V for true statements and F for false statements regarding the representation of deaf people as a homogeneous group with a medical classification of hearing impairment.
Essa questão reflete uma representação implícita que a sociedade ouvinte construiu do surdo. Remete-nos a uma perspectiva que ver a pessoa surda como capaz e completa em todos os sentidos igualmente os ouvintes. Esta é uma concepção relacionada com a patologia, tendo o currículo escolar como objetivo dar ao sujeito o que lhe falta. Somos moldados segundo a sociedade, e sabemos que não existe conceitos sobre diferença ou deficiência na sociedade. A F - V - F - V. B V - F - F - V. C V - F - V - F. D V - V - F - F.