Em um projeto realizado por uma sociedade empresarial específica, estão sendo consideradas as seguintes informações:
Taxa livre de risco: 9%. Taxa de retorno do mercado: 14%. Taxa de juros para capital de terceiros, antes dos impostos: 30%. Impostos: 35%.
O investidor aceita utilizar como seu custo de oportunidade o retorno calculado, por CAPM, para atividades similares, que é de 17%.
Capital de terceiros no total de $ 300.000,00. Capital próprio no montante de $ 700.000,00. Neste caso podemos afirmar que:
O beta do projeto é de 1,8 Custo médio ponderado do capital é de 17,5% O beta do projeto é de 1,5 Custo médio ponderado do capitla é de 18%. Custo médio ponderado do capital é de 17,75%
Em relação as espécies ou fontes do risco, assinale a alternativa correta.
Nenhuma das alternativas anteriores. O risco de evento é considerado específico, uma vez que afeta individualmente determinado negócio. O risco financeiro tem relação com a capacidade de um investimento pagar os juros, dividendos e outros retornos. O risco fiscal está diretamente ligado com a alteração constante das taxas de juros, que afetam negativam os ativos. O risco de liquidez consiste na possibilidade de não liquidar os retornos, em razão da ocorrência de efeitos naturais ou de mercado.
Maria está prestes a realizar uma análise de viabilidade econômica, sendo fundamental que ela analise as variáveis risco e retorno. Sabemos que o risco compreende a perda, enquanto o retorno é aquilo que se espera como resultado de um investimento. No caso em tela, Maria resolveu primeiro mensurar os riscos e depois fixar os retornos de um projeto. Por qual motivo ela primeiro mensurou o risco?
Primeiro avalia-se os riscos, para se comparar com os riscos de outros investimentos, independentemente do retorno. Para poder determinar o retorno. Pois o risco é fator fundamental para a tomada de decisão do investimento. Sendo mais importante que o retorno. Pois busca avaliar o risco da tomada de recursos. Nenhuma das anteriores.