O estresse excessivo e repetitivo na fáscia plantar pode levar a um processo inflamatório e uma situação clínica denominada fascite plantar. Esse processo patológico comumente envolve processos degenerativos, o que faz a patologia ser chamada de fasciopatia plantar ou fasciose. São fatores importantes para o entendimento dos fatores que ocasionam o desenvolvimento da fascite plantar, excet
a) Fatores biomecânicos, como a pronação excessiva do pé. b) Fatores genéticos, como a presença de alterações no colágeno. c) Fatores hormonais, como a deficiência de vitamina D. d) Fatores ocupacionais, como o uso de calçados inadequados. e) Fatores relacionados ao treinamento, como o aumento repentino da carga de atividade física.
Paciente com entorse ligamentar envolvendo o ligamento deltoide, edema inflamatório e hematoma, ecografia com ruptura parcial, há 2 dias. Qual alternativa apresenta o tratamento correto?
a) Orientação de repouso para preservar a integridade do ligamento rompido, aplicação de ondas curtas e ultrassom contínuo. Aplica-se tração e técnica de manipulação articular forçada. b) Técnica de ajustamento articular e tração ligamentar. c) Laserterapia por As Ga, aplicação de crioterapia por imersão, indicação de estabilização para deambulação. d) Tala gessada por 15 dias. e) Laserterapia por As Ga, aplicação de crioterapia por imersão, ultrasom contínuo, ondas curtas, manipulação e indicação de estabilização para deambulação.