III. A noção de competência é definida na BNCC como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. IV. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDBEN orienta a definição das aprendizagens dos conteúdos mínimos a serem ensinados na proposta da BNCC. III e IV. I e II. I e III. II e III. II e IV.
(FUMARC, 2018) A proposta para a Educação Física da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) parte da compreensão de que se trata de um componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas e significados, entendidas como manifestações expressivas dos sujeitos e patrimônio cultural da humanidade. Assim, para a BNCC, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura, entendido como textos passíveis de leitura e produção. Para sistematizar os conteúdos das práticas corporais, a BNCC estabelece os grupos ou as unidades temáticas a serem ensinadas nas aulas de Educação Física: esportes, brincadeiras e jogos, lutas, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura. Assinale a alternativa que não apresenta corretamente as características dessas unidades temáticas.
Brincadeiras e jogos: explora atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência ao que foi combinado coletivamente. Práticas corporais de aventura: exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade na interação com um ambiente desafiador. Lutas: focaliza as disputas corporais, nas quais se empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa. Danças: explora o conjunto de passos e coreografias mais apresentadas nos veículos de mídia. Trata-se de uma prática que busca aumentar a participação das alunas nas aulas, uma vez que se relaciona ao universo feminino. Ginásticas: tendo em vista a grande variedade de organização e significados, foi necessário adotar uma classificação composta por: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; ginásticas de conscientização corporal.
Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados, nos quais o planejamento tem um papel fundamental, que é:
garantir a coerência e a unidade do trabalho docente por meio de interligação dos elementos do processo de ensino. direcionar o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno. direcionar a seleção de conteúdos que garantam o alcance dos objetivos definidos pelo(a) professor(a). favorecer a qualidade do trabalho docente a fim de que o aluno desenvolva sua capacidade intelectual. traduzir na prática as diferentes correntes teóricas relativa ao processo ensino aprendizagem.
(IDCAP/PMST, 2019) “Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação”. Assim, entre outros objetivos este documento visa.
Considerar como de livre iniciativa a concepção de parâmetros curriculares. Institucionalizar a adoção de uma organização curricular inalterável e inadaptável. Permitir a concepção deliberada do projeto pedagógico das instituições de ensino. Ajudar a superar a fragmentação das políticas educacionais. Desmembrar entre Estados, Distrito Federal e Municípios a iniciativa para a formação de uma base curricular individual.
A tarefa da Educação Física escolar, segundo o PCN, é garantir aos alunos:
Conhecimento sobre saúde e estética. Valorização e seleção daqueles mais aptos fisicamente. Acesso às práticas da cultura corporal de movimento. Priorização pelo desempenho técnico esportivo. Aprendizado do conteúdo esporte especializado. Seleção de talentos esportivos.