Logo Passei Direto
Buscar

Educação Física

Colégio Objetivo
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular define os direitos e objetivos de aprendizagem das crianças, orientando as instituições educativas na elaboração do currículo. Acerca dessas orientações, considere as seguintes afirmativas:

1. O primeiro passo à elaboração do currículo da Educação Infantil, que garanta, em sua proposta pedagógica, o respeito às crianças, promovendo seu desenvolvimento, consiste em estudar a Resolução CNE/CBE no 05/09.
2. Para planejar o trabalho no cotidiano, os professores precisam analisar e identificar as conquistas e as dificuldades percebidas nas práticas com as crianças.
3. De modo a orientar os projetos pedagógicos das unidades de Educação Infantil, a BNCC propõe que neles as crianças tenham garantidos como direitos mediadores de aprendizagens significativas: Conviver – Brincar – Explorar – Expressar – Participar – Conhecer-se.
4. O currículo por campos de experiência propõe a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil com práticas essenciais para cada grupo etário, a fim de contemplar suas necessidades, demandas e interesses.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com as informações fornecidas, as afirmativas corretas são: "Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras." Isso significa que a Base Nacional Comum Curricular propõe que os projetos pedagógicos da Educação Infantil garantam às crianças os direitos de Conviver, Brincar, Explorar, Expressar, Participar e Conhecer-se, além de organizar o trabalho pedagógico por campos de experiência que atendam às necessidades, demandas e interesses de cada grupo etário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(FUMARC, 2018) A proposta para a Educação Física da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) parte da compreensão de que se trata de um componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas e significados, entendidas como manifestações expressivas dos sujeitos e patrimônio cultural da humanidade. Assim, para a BNCC, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura, entendido como textos passíveis de leitura e produção. Para sistematizar os conteúdos das práticas corporais, a BNCC estabelece os grupos ou as unidades temáticas a serem ensinadas nas aulas de Educação Física: esportes, brincadeiras e jogos, lutas, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura. Assinale a alternativa que não apresenta corretamente as características dessas unidades temáticas.


Brincadeiras e jogos: explora atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência ao que foi combinado coletivamente.
Práticas corporais de aventura: exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade na interação com um ambiente desafiador.
Lutas: focaliza as disputas corporais, nas quais se empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa.
Danças: explora o conjunto de passos e coreografias mais apresentadas nos veículos de mídia. Trata-se de uma prática que busca aumentar a participação das alunas nas aulas, uma vez que se relaciona ao universo feminino.
Ginásticas: tendo em vista a grande variedade de organização e significados, foi necessário adotar uma classificação composta por: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; ginásticas de conscientização corporal.

Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados, nos quais o planejamento tem um papel fundamental, que é:


garantir a coerência e a unidade do trabalho docente por meio de interligação dos elementos do processo de ensino.
direcionar o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno.
direcionar a seleção de conteúdos que garantam o alcance dos objetivos definidos pelo(a) professor(a).
favorecer a qualidade do trabalho docente a fim de que o aluno desenvolva sua capacidade intelectual.
traduzir na prática as diferentes correntes teóricas relativa ao processo ensino aprendizagem.

(IDCAP/PMST, 2019) “Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação”. Assim, entre outros objetivos este documento visa.


Considerar como de livre iniciativa a concepção de parâmetros curriculares.
Institucionalizar a adoção de uma organização curricular inalterável e inadaptável.
Permitir a concepção deliberada do projeto pedagógico das instituições de ensino.
Ajudar a superar a fragmentação das políticas educacionais.
Desmembrar entre Estados, Distrito Federal e Municípios a iniciativa para a formação de uma base curricular individual.

A tarefa da Educação Física escolar, segundo o PCN, é garantir aos alunos:


Conhecimento sobre saúde e estética. Valorização e seleção daqueles mais aptos fisicamente.
Acesso às práticas da cultura corporal de movimento.
Priorização pelo desempenho técnico esportivo.
Aprendizado do conteúdo esporte especializado.
Seleção de talentos esportivos.

Mais conteúdos dessa disciplina