Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Ambiental

Colégio Objetivo
Sabe-se que para realizar o licenciamento são exigidos estudos ambientais. Um desses estudos pode ser o EIA/RIMA, exigido nos casos de efetivo ou potencial significativo impacto ambiental.


a. O licenciamento ambiental e Estudo de Impacto Ambiental e seu Relatório (EIA/RIMA) são sinônimos, com a mesma finalidade.
b. O licenciamento ambiental não pode ser realizado pelo Município, mas somente por órgãos estatais.
c. Toda e qualquer atividade ou empreendimento precisa de EIA/RIMA.
d. O Licenciamento ambiental não é um procedimento administrativo, e sim judicial.
e. O licenciamento ambiental e
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "c". Nem toda atividade ou empreendimento precisa de EIA/RIMA, apenas aqueles que possuem efetivo ou potencial significativo impacto ambiental. O EIA/RIMA é um estudo ambiental exigido para avaliar os impactos de determinado empreendimento ou atividade no meio ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A natureza jurídica do dano ambiental pode ser observada quanto à natureza jurídica do direito ambiental em si, ou seja, natureza difusa, a compreensão pode ser percebida por sua recepção normativa devendo ser estudadas por meio de duas gerações, sendo elas:


a. A primeira geração voltada para a recuperação ambiental; já na segunda geração responsável pala criminalização dos responsáveis.
b. A primeira geração voltada para repreensão ambiental e responsabilidade dos criminosos; já na segunda geração abrangem os efeitos do dano na área.
c. A primeira geração voltada para repreensão ambiental e responsabilidade dos criminosos; já na segunda geração abrangem as pessoas jurídicas responsáveis.
d. A primeira geração voltada aos problemas ambientais vinculados ao surgimento da poluição, os efeitos negativos ao meio ambiente, assim como a preservação e controle; já na segunda geração abrangem os efeitos no tempo e espaço da degradação ambiental, noção traçada para o enfrentamento do problema.
e. A primeira e a segunda geração não semelhantes, tendo como única diferença sobre a proteção à fauna, que se restringe somente à segunda geração.

Conforme destacado na apostila, o dano

No material proposto, ainda sobre os danos ambientais, destacou-se um dos maiores desastrem ambientais brasileiro, ocorrido em 2011 no Rio de Janeiro. O desastre ambiental levou dias para ser contido, e meses para conseguirem recuperar o estado inicial de equilíbrio ambiental. Trata-se do caso:


a. Estouro da barragem de fundão;
b. Vazamento de petróleo na Bacia de Campos/RJ;
c. Vazamento químico da Usina Nuclear de Angra dos Reis/RJ.
d. Acidente do césio 137 em Cabo Frio/RJ
e. Vazamento químico de Búzios/RJ;

Pelo contido na apostila, percebesse claramente a inexistência de um conceito legislativo sobre o dano ambiental, dependendo este de construções doutrinárias e jurisprudenciais. Neste sentido, podemos afirmar que corresponde ao conceito de dano ambiental:


a. A jurisprudência nunca apresentou decisões sobre dano ambiental.
b. Conforme a jurisprudência, pode-se dizer que o dano ambiental é a perturbação da natureza, mesmo que ainda não resultam em prejuízo.
c. A doutrina não apresenta um conceito de dano ambiental.
d. Somente a legislação é competente para conceituar o dano ambiental.
e. Conforme a doutrina, o dano ambiental é fruto de uma ação ou omissão que altera negativamente as condições existentes.

Mais conteúdos dessa disciplina