Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Ambiental

Colégio Objetivo
Sobre o dano ambiental coletivo, podemos dizer que este tem sua tutela resguardada, podendo através de meios processuais, responsabilizar os transgressores e exigir a reparação do dano, podendo este ser reparado “in natura”, ou seja, pelo meio natural, com intuito de que se retorne ao estado anterior ao do dano, ou se isso não for possível, a reparação por meio de indenização pecuniária, que é destinada a um fundo governamental que tem por finalidade a reconstituição dos bens lesados. Desta forma, podemos dizer que são meio processuais adequados:


a. A ação popular, e a ação de reintegração de posse;
b. A ação civil pública, o mandado de segurança coletivo, ou ação popular.
c. O mandado de segurança coletivo, e a ação de alimentos;
d. A ação popular, a ação de reparação de indébito;
e. A ação civil pública e a ação de cobrança;
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B. Os meios processuais adequados para a tutela do dano ambiental coletivo são a ação civil pública, o mandado de segurança coletivo ou a ação popular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A natureza jurídica do dano ambiental pode ser observada quanto à natureza jurídica do direito ambiental em si, ou seja, natureza difusa, a compreensão pode ser percebida por sua recepção normativa devendo ser estudadas por meio de duas gerações, sendo elas:


a. A primeira geração voltada para a recuperação ambiental; já na segunda geração responsável pala criminalização dos responsáveis.
b. A primeira geração voltada para repreensão ambiental e responsabilidade dos criminosos; já na segunda geração abrangem os efeitos do dano na área.
c. A primeira geração voltada para repreensão ambiental e responsabilidade dos criminosos; já na segunda geração abrangem as pessoas jurídicas responsáveis.
d. A primeira geração voltada aos problemas ambientais vinculados ao surgimento da poluição, os efeitos negativos ao meio ambiente, assim como a preservação e controle; já na segunda geração abrangem os efeitos no tempo e espaço da degradação ambiental, noção traçada para o enfrentamento do problema.
e. A primeira e a segunda geração não semelhantes, tendo como única diferença sobre a proteção à fauna, que se restringe somente à segunda geração.

Conforme destacado na apostila, o dano

No material proposto, ainda sobre os danos ambientais, destacou-se um dos maiores desastrem ambientais brasileiro, ocorrido em 2011 no Rio de Janeiro. O desastre ambiental levou dias para ser contido, e meses para conseguirem recuperar o estado inicial de equilíbrio ambiental. Trata-se do caso:


a. Estouro da barragem de fundão;
b. Vazamento de petróleo na Bacia de Campos/RJ;
c. Vazamento químico da Usina Nuclear de Angra dos Reis/RJ.
d. Acidente do césio 137 em Cabo Frio/RJ
e. Vazamento químico de Búzios/RJ;

Pelo contido na apostila, percebesse claramente a inexistência de um conceito legislativo sobre o dano ambiental, dependendo este de construções doutrinárias e jurisprudenciais. Neste sentido, podemos afirmar que corresponde ao conceito de dano ambiental:


a. A jurisprudência nunca apresentou decisões sobre dano ambiental.
b. Conforme a jurisprudência, pode-se dizer que o dano ambiental é a perturbação da natureza, mesmo que ainda não resultam em prejuízo.
c. A doutrina não apresenta um conceito de dano ambiental.
d. Somente a legislação é competente para conceituar o dano ambiental.
e. Conforme a doutrina, o dano ambiental é fruto de uma ação ou omissão que altera negativamente as condições existentes.

Mais conteúdos dessa disciplina