Buscar

As preliminares de mérito são matérias de defesa processual e devem ser alegadas em sede de contestação. Essas preliminares estão elencadas no art....

As preliminares de mérito são matérias de defesa processual e devem ser alegadas em sede de contestação. Essas preliminares estão elencadas no art. 337 do CPC, e dividem-se em preliminares de mérito peremptórias, que geram a extinção do feito, sem resolução do mérito, de forma imediata, e dilatórias, que, em regra, retardam o andamento processual. Somente irão gerar a extinção do feito, se o autor não sanar o vício. As preliminares de mérito são as seguintes:


I - inexistência ou nulidade da citação: Citação inexistente é aquela que não foi realizada, ou foi realizada por quem não detinha poderes para realizá-la, ou feita a pessoa diversa daquela indicada para recebê-la, ou que indique processo de conteúdo diverso daquele de onde se extraiu a ordem, etc. Citação nula é a citação existente, porém não formulada na conformidade de seu figurino legal, estabelecido a partir do artigo 238 do Código de Processo Civil.
II - incompetência absoluta e relativa: A incompetência absoluta do juízo para julgar a demanda versa sobre conteúdo material e funcional. Já a relativa dispões sobre matéria territorial e valor da causa. A regra a respeito da incompetência é a de que a absoluta deve ser conhecida de ofício pelo Juiz, enquanto que a relativa somente pode ser conhecida pelo magistrado depois de arguida pela parte através de exceção.
III - incorreção do valor da causa: O valor da causa é o potencial benefício econômico que poderá ser percebido pelas partes que demandam a prestação jurisdicional. É um requisito da petição inicial e tem parâmetros legais que devem ser seguidos para orientar todos os atores jurídicos.
IV - inépcia da petição inicial: Petição inicial inepta é aquela considerada não apta a produzir efeitos jurídicos em decorrência de vícios que a tornem confusa, contraditória, absurda ou incoerente, ou, ainda, por lhe faltarem os requisitos exigidos pela lei, ou seja, quando a peça não estiver fundada em direito expresso ou não se aplicar à espécie o fundamento invocado. A inépcia enseja a preclusão e proíbe-se de levar adiante a ação. As hipóteses de inépcia da petição inicial estão elencadas no parágrafo único do artigo 295 do Código de Processo Civil, sendo elas: falta do pedido ou causa de pedir; da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; o pedido for juridicamente impossível; ou quando contiver pedidos incompatíveis entre si.
V – perempção: No processo civil, a perempção é um requisito processual negativo que pune o autor que abandonar a mesma ação por três vezes, impossibilitando-o de ajuizá-la novamente. A perempção não extingue o direito material.
VI – litispendência: A litispendência se caracteriza através do ajuizamento de duas ações que possuam as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido, como determinam os §§ 1º e 2º do art. 337, do NCPC.
VII - coisa julgada: Ocorre quando a sentença judicial se torna irrecorrível, ou seja, não admite mais a interposição de qualquer recurso. Tem como objetivo dar segurança jurídica às decisões judiciais e evitar que os conflitos se perpetuem no tempo
VIII – conexão: A conexão processual acontece entre dois ou mais processos em curso perante juízes distintos, havendo objeto ou causa de pedir comuns, conforme dispõe o artigo 55 do Código de Processo Civil de 2015.
IX - incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização: Capacidade civil: é a capacidade de adquirir direitos, toda pessoa possuí desde o momento; A capacidade processual: ela é ligada a capacidade civil plena, é a capacidade de estar em juízo de forma autônoma, ou seja, sem representação ou sem assistência; e a capacidade postulatória: É a capacidade técnica, apenas profissional habilitado (advogados) possuem.
X - convenção de arbitragem: A convenção de arbitragem pende na autonomia das partes, que compreendem que determinado árbitro seria melhor para solucionar a lide existente. Quando esta lide já estiver sido resolvid

Essa pergunta também está no material:

Preliminares de Mérito no Processo Civil
4 pág.

Direito Civil I Nova FaculdadeNova Faculdade

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As preliminares de mérito estão elencadas no artigo 337 do Código de Processo Civil (CPC). Elas são divididas em preliminares de mérito peremptórias, que geram a extinção do feito sem resolução do mérito de forma imediata, e preliminares de mérito dilatórias, que retardam o andamento processual. As preliminares de mérito são as seguintes: I - inexistência ou nulidade da citação; II - incompetência absoluta e relativa; III - incorreção do valor da causa; IV - inépcia da petição inicial; V - perempção; VI - litispendência; VII - coisa julgada; VIII - conexão; IX - incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização; X - convenção de arbitragem. Essas preliminares devem ser alegadas em sede de contestação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais