Buscar

Preliminares de Mérito no Processo Civil

Prévia do material em texto

As preliminares de mérito são matérias de defesa processual e devem ser alegadas em sede de contestação. Essas preliminares estão elencadas no art. 337 do CPC, e dividem-se em preliminares de mérito peremptórias, que geram a extinção do feito, sem resolução do mérito, de forma imediata, e dilatórias, que, em regra, retardam o andamento processual. Somente irão gerar a extinção do feito, se o autor não sanar o vício.
As preliminares de mérito são as seguintes:
I - inexistência ou nulidade da citação: Citação inexistente é aquela que não foi realizada, ou foi realizada por quem não detinha poderes para realizá-la, ou feita a pessoa diversa daquela indicada para recebê-la, ou que indique processo de conteúdo diverso daquele de onde se extraiu a ordem, etc. Citação nula é a citação existente, porém não formulada na conformidade de seu figurino legal, estabelecido a partir do artigo 238 do Código de Processo Civil.
II - incompetência absoluta e relativa: A incompetência absoluta do juízo para julgar a demanda versa sobre conteúdo material e funcional. Já a relativa dispões sobre matéria territorial e valor da causa. A regra a respeito da incompetência é a de que a absoluta deve ser conhecida de ofício pelo Juiz, enquanto que a relativa somente pode ser conhecida pelo magistrado depois de arguida pela parte através de exceção. 
III - incorreção do valor da causa: O valor da causa é o potencial benefício econômico que poderá ser percebido pelas partes que demandam a prestação jurisdicional. É um requisito da petição inicial e tem parâmetros legais que devem ser seguidos para orientar todos os atores jurídicos.
IV - inépcia da petição inicial: Petição inicial inepta é aquela considerada não apta a produzir efeitos jurídicos em decorrência de vícios que a tornem confusa, contraditória, absurda ou incoerente, ou, ainda, por lhe faltarem os requisitos exigidos pela lei, ou seja, quando a peça não estiver fundada em direito expresso ou não se aplicar à espécie o fundamento invocado. A inépcia enseja a preclusão e proíbe-se de levar adiante a ação. As hipóteses de inépcia da petição inicial estão elencadas no parágrafo único do artigo 295 do Código de Processo Civil, sendo elas: falta do pedido ou causa de pedir; da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; o pedido for juridicamente impossível; ou quando contiver pedidos incompatíveis entre si.
V – perempção: No processo civil, a perempção é um requisito processual negativo que pune o autor que abandonar a mesma ação por três vezes, impossibilitando-o de ajuizá-la novamente. A perempção não extingue o direito material.
VI – litispendência: A litispendência se caracteriza através do ajuizamento de duas ações que possuam as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido, como determinam os §§ 1º e 2º do art. 337, do NCPC.
VII - coisa julgada: Ocorre quando a sentença judicial se torna irrecorrível, ou seja, não admite mais a interposição de qualquer recurso. Tem como objetivo dar segurança jurídica às decisões judiciais e evitar que os conflitos se perpetuem no tempo
VIII – conexão: A conexão processual acontece entre dois ou mais processos em curso perante juízes distintos, havendo objeto ou causa de pedir comuns, conforme dispõe o artigo 55 do Código de Processo Civil de 2015.
IX - incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização: Capacidade civil: é a capacidade de adquirir direitos, toda pessoa possuí desde o momento; A capacidade processual: ela é ligada a capacidade civil plena, é a capacidade de estar em juízo de forma autônoma, ou seja, sem representação ou sem assistência; e a capacidade postulatória: É a capacidade técnica, apenas profissional habilitado (advogados) possuem.
X - convenção de arbitragem: A convenção de arbitragem pende na autonomia das partes, que compreendem que determinado árbitro seria melhor para solucionar a lide existente. Quando esta lide já estiver sido resolvida, um terceiro eleito pelas partes para solucionar a lide, a convenção poderá ser arguida pelo réu em preliminar de contestação, o que ocasionaria a extinção do processo sem a resolução do mérito.
XI - ausência de legitimidade ou de interesse processual: Legitimidade ad causam- É uma das condições da ação, que possibilita o sujeito a ingressar em juízo para postular ou defender algum direito. 
Interesse processual- É ligado ao binômio, necessidade/ adequação, ou seja, necessidade de ingressar com a ação e se ação está adequada.
XII - falta de caução ou de outra prestação que a lei exige como preliminar: Em certos casos a lei estabelece que o autor realize algumas atitudes para que a relação processual seja regularmente fixada. Essas medidas exigidas poderá ser o pagamento de custas e despesas especiais.
XIII - indevida concessão do benefício de gratuidade de justiça: Ocorre quando o beneficiário dispõe de condições de arcar com as custas processuais, não fazendo jus à gratuidade de justiça.

Continue navegando