Buscar

A chuva ácida é um problema ambiental causado, sobretudo, por dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, pr...

A chuva ácida é um problema ambiental causado, sobretudo, por dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, proveniente de diversos combustíveis fósseis e de veículos motorizados, reagem na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando essas informações, é correto afirmar que o fenômeno das chuvas ácidas é:

  • inexistente, no Brasil, pois a matriz energética brasileira é proveniente das hidrelétricas, sendo considerada limpa por não causar danos ambientais.


  • irrelevante, no Brasil, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.


  • reduzido em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, em decorrência da utilização maciça de carvão mineral.


  • inexistente, pois o carvão mineral utilizado para geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.


  • intenso nos grandes centros urbanos, em decorrência da expressiva frota de carros que utilizam combustíveis fósseis.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações fornecidas, é correto afirmar que o fenômeno das chuvas ácidas é intenso nos grandes centros urbanos, em decorrência da expressiva frota de carros que utilizam combustíveis fósseis.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais