Buscar

A epidemiologia do câncer da boca é bem documentada na literatura e sua incidência está relacionada a fatores de risco como tabagismo e ingestão de...

A epidemiologia do câncer da boca é bem documentada na literatura e sua incidência está relacionada a fatores de risco como tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas, além da exposição solar. O diagnóstico precoce é o meio mais efetivo para aumentar a sobrevida e reduzir a morbidade do câncer bucal. O planejamento de ações de saúde bucal na APS em relação ao câncer de boca deve considerar que: Escolha uma opção: a. Como a doença ocorre em uma topografia amplamente acessível ao exame clínico, esse tipo de câncer costuma ser diagnosticado em tempo de evitar o tratamento mutilador. b. A eSB deve encaminhar usuários de tabaco e álcool o mais brevemente para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), por fazerem parte do grupo risco. c. As ações de educação continuada para detecção de lesões potencialmente malignas ou malignas devem ter como público-alvo os cirurgiões-dentistas. d. Reuniões na UBS ou em outros espaços são fundamentais para discutir sobre câncer de boca, a fim de enfrentar o conjunto de fatores de riscos associados à doença.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a opção C: As ações de educação continuada para detecção de lesões potencialmente malignas ou malignas devem ter como público-alvo os cirurgiões-dentistas.

0
Dislike0
User badge image

Tuany Borges


A resposta correta é a opção d. Reuniões na UBS ou em outros espaços são fundamentais para discutir sobre câncer de boca, a fim de enfrentar o conjunto de fatores de riscos associados à doença.

Embora a opção a mencione que o câncer bucal costuma ser diagnosticado em tempo de evitar o tratamento mutilador devido à sua topografia amplamente acessível ao exame clínico, isso não implica que o diagnóstico seja sempre precoce. Muitas vezes, o câncer bucal pode ser diagnosticado em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e afeta a sobrevida do paciente.

A opção b menciona o encaminhamento dos usuários de tabaco e álcool para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Embora a identificação e o encaminhamento de indivíduos com fatores de risco sejam importantes, é fundamental que as ações de saúde bucal na APS sejam abrangentes e envolvam a educação e a conscientização sobre a prevenção, detecção precoce e manejo do câncer bucal.

A opção c menciona que as ações de educação continuada devem ter como público-alvo os cirurgiões-dentistas. Embora os cirurgiões-dentistas desempenhem um papel importante no diagnóstico e tratamento do câncer bucal, as ações de educação continuada devem ser direcionadas a toda a equipe de saúde bucal, incluindo auxiliares e técnicos, bem como outros profissionais de saúde envolvidos na atenção primária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais