Buscar

Cassana (2013) desenvolveu um trabalho e analisou uma tirinha, gênero textual HQ, sob diferentes perspectivas teóricas e aponta que o embasamento t...

Cassana (2013) desenvolveu um trabalho e analisou uma tirinha, gênero textual HQ, sob diferentes perspectivas teóricas e aponta que o embasamento teórico que o professor adota em sua prática pedagógica reflete em todo o seu trabalho em sala de aula, tanto com leitura e interpretação de textos quanto com produção textual. Observe a tirinha: Miguelito usa a conjunção adversativa “mas”, cujo uso, textualmente, está sempre relacionado à expressão de duas ideias contrárias. No entanto, ele não está dizendo nada ao contrário, adverso ao que foi dito anteriormente, apenas insinua, pelo seu conhecimento de mundo, o que passa normalmente na televisão. A forma como as outras orações são encadeadas é vista, pela ótica da Linguística Textual, como organizadores textuais e estabelecem relações de coesão. No âmbito da AD, o vocábulo “mas” não pode ser considerado apenas um índice que expressa uma adversidade, que demonstra duas expressões em contradição. Assinale a alternativa correta.


a) Miguelito usa a conjunção adversativa “mas”, cujo uso textualmente está correto dentro das normas da língua padrão.
b) O “mas” é um indicador de uma oposição. O discurso de Miguelito demonstra certa insatisfação com os programas e publicidades veiculados pela mídia.
c) O “mas” não é um indicador de uma oposição, mas a demonstração, no discurso do sujeito: a incidência de uma formação discursiva (mídia) que prega o consumo exagerado no discurso do sujeito.
d) O “mas” não é um indicador de uma oposição. O discurso de Miguelito demonstra certa insatisfação com a visita de Mafalda ao interromper seu momento de lazer diante da televisão.
e) O “mas” atua, no discurso em questão, antecipa a insatisfação de Miguelito quanto à presença da Mafalda, ele deseja que ela pare de falar.

Essa pergunta também está no material:

Produção Textual
14 pág.

Serviço Social

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) O "mas" não é um indicador de uma oposição, mas a demonstração, no discurso do sujeito: a incidência de uma formação discursiva (mídia) que prega o consumo exagerado no discurso do sujeito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais