Buscar

TEMA DE TCC COMO ESCOLHER O TEMA DE SUAS MONOGRAFIAS Inicialmente, antes mesmo de se levar em consideração os fatores envolvendo o "tema" de um TCC...

TEMA DE TCC
COMO ESCOLHER O TEMA DE SUAS MONOGRAFIAS
Inicialmente, antes mesmo de se levar em consideração os fatores envolvendo o "tema" de um TCC, deve-se refletir profundamente sobre as razões motivadoras que o levam a querer escrever um texto monográfico.
É uma obrigação, um prazer, por sua própria vontade ou não, ou ainda existe um resultado a ser obtido: tudo deve ser pesado e levado em consideração inicialmente.
A partir da definição deste ponto, pode-se passar para uma abordagem mais direta sobre o tema de sua monografia – o Artigo Científico seu TCC.
Nesta fase, você ainda não terá respostas mas, muitas perguntas:
A definição do tema pode ser de livre escolha?
Quais as influências ligadas a tal procedimento?
Geralmente, as respostas para esta segunda fase do processo de seleção do tema estão conectadas de maneira direta às respostas isoladas na primeira fase.
Aqui, caso tenha a obrigação de redigir um trabalho monográfico devido a cumprimento de obrigações em seu curso, deverá contar com o auxílio de um orientador.
Seu orientador poderá dar a você as diretrizes necessárias para o cumprimento de suas obrigações, assim como dar base para a seleção mais apropriada.
Você pode se perguntar:
Eu imaginava que fosse mais fácil selecionar uma temática para o TCC, seria escolher o que gosto, ou o que o orientador mandar.
Ora, se você quiser, pode simplesmente fazer isso, mas os riscos são muito grandes, senão vejamos:
Se você descobrir que não gosta do tema no meio do processo será mais difícil alterá-lo.
O assunto é interessante, mas você pode descobrir no final que não terá meios de cumprir o que deveria, por falta de bibliografia ou por outro fator.
Um problema destes, descoberto tardiamente, poderá atrasar a escrita do seu TCC. Assim, dedique-se arduamente à se


Essa pergunta também está no material:

Instrução
7 pág.

Geografia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Escolher o tema de um TCC é uma etapa importante e requer reflexão. Antes de tudo, é necessário considerar suas motivações para escrever uma monografia. Pergunte-se se é uma obrigação, um prazer, uma vontade própria ou se há um resultado específico a ser alcançado. Essas razões devem ser levadas em consideração inicialmente. Após definir esse ponto, é possível abordar de forma mais direta o tema da monografia. Nessa fase, surgirão várias perguntas, como se a escolha do tema é livre ou se há influências ligadas a esse processo. Geralmente, as respostas para essa segunda fase estão diretamente relacionadas às respostas obtidas na primeira fase. Caso você tenha a obrigação de escrever um trabalho monográfico devido a exigências do seu curso, é importante contar com a orientação de um professor orientador. Ele poderá fornecer as diretrizes necessárias e ajudar na seleção do tema mais apropriado. É comum pensar que escolher um tema para o TCC seja mais fácil, como escolher algo que goste ou seguir a orientação do professor. No entanto, é importante considerar os riscos envolvidos nessa abordagem. Se você descobrir que não gosta do tema no meio do processo, será mais difícil alterá-lo. Além disso, o tema pode ser interessante, mas você pode descobrir no final que não terá recursos suficientes, como bibliografia, para cumprir o que é necessário. Problemas como esses, descobertos tardiamente, podem atrasar a escrita do seu TCC. Portanto, dedique-se arduamente à seleção do tema e leve em consideração todos esses aspectos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais