O sucesso de um empreendimento inovador não depende de “mágica” e sim de uma série de fatores e condições – tanto pessoais, como do negócio – que o empreendedor deve levar em consideração antes de iniciá-lo. Diz-se que a visão empreendedora já nasce com o indivíduo, não se constrói. No entanto, temos convicção de que eles podem ser desenvolvidos e este potencial empresarial é uma qualidade muito comum entre a população em geral. Antes de iniciar qualquer tipo de atividade de risco no ramo de negócios é fundamental identificar seu potencial empreendedor, desenvolver habilidades empreendedoras, desenvolver suas características de comportamento empreendedor e identificar oportunidades e recursos. Ao observar verdadeiros empreendedores, é possível identificar um conjunto de aspectos que lhes são muito próprios: I. Os empreendedores são peritos em identificar, explorar e comercializar oportunidades. II. São exímios na arte de criar (novos produtos, serviços ou processos). III. Conseguem pensar “fora do quadrado”: a maioria das pessoas, por temer o insucesso e ser avessa ao risco, tem dificuldade em considerar novas formas de abordar problemas e perspectivar a realidade. Quem o consegue fazer beneficia de uma enorme vantagem na detecção de novas oportunidades. IV. Pensam de forma diferente: os empreendedores têm uma perspectiva diferente das coisas; adivinham problemas que os outros não vêm ou que ainda nem existem; descobrem soluções antes mesmo de outros sentirem as necessidades. É correto somente o que se afirma em: a. II, III e IV, apenas. b. I e II, apenas. c. I, II, III e IV. d. III e IV, apenas. e. II e IV, apenas.
A criatividade é uma característica inata a todos os seres humanos. Cabe a cada um de nós desenvolver essa capacidade. Antes de tudo, você deve estar atento ao que se passa à sua volta: o desenvolvimento da capacidade criativa, tal como qualquer outra competência, exige concentração e atenção. Comece por ver o mundo que construiu à sua volta: a sua casa, o seu trabalho, as suas relações sociais são expressões criativas criadas por si. Compreender que a criatividade pode assumir muitas formas é um primeiro passo para desenvolver a sua capacidade de criar de forma consciente. São características das pessoas criativas: I. Possuir somente talento artístico. II. Utilizar a imaginação para criar ideias. III. Pouca confiança na própria criatividade. É correto somente o que se afirma em: a. I apenas. b. I, II e III. c. II apenas. d. II e III apenas. e. III, apenas
É certo que o desenvolvimento de competências é desejável em qualquer pessoa, mas, no caso do empreendedor será decisivo para o seu sucesso. Condição prévia ao bom desenvolvimento destas características é um profundo conhecimento de si próprio. Nesse sentido podemos afirmar que fazem parte das competências sociais: I. Liderança visionária. II. Influência. III. Comunicação. IV. Gestão de conflitos. É correto somente o que se afirma em: a. I e II, apenas. b. I, III e IV, apenas. c. II e IV, apenas. d. I, II, III e IV. e. III e IV, apenas.
“É a capacidade de, ao perceber um problema ou detectar uma oportunidade, agir rapidamente para solucioná-lo ou aproveitá-la”. Essa definição pode ser entendida como: I. Iniciativa. II. Motivação. III. Liderança. IV. Delegação. É correto somente o que se afirma em: a. I, II e IV, apenas. b. I, II, III e IV. c. III e IV, apenas. d. I, apenas. e. III, apenas.
Avalie a seguinte definição: “Competência revelada pela abertura a novas ideias e abordagens, flexibilidade na resposta à mudança, to-lerância à ambiguidade”. Esta definição se aplica a: I. Autocontrole II. Responsabilidade III. Adaptabilidade IV. Iniciativa É correto somente o que se afirma em: a. I, apenas b. IV, apenas c. I, II, III e IV d. III, apenas e. II, apenas
Suponha que você teve uma ideia de um produto inovador o setor de entretenimento, e que por isso você acredita que será um sucesso. Para ter certeza de que se trata de uma ideia com potencial viável, você montou um Canvas e realizou procedimentos de análise de mercado consistentes que demostraram que sua ideia não é inovadora. A partir dos textos acima sobre empreendedorismo, avalie as afirmacoes seguintes: I. O empreendedor deve oferecer o que já é oferecido no mercado, da mesma forma e seguindo plenamente, as regras vigentes, para ter sucesso no seu negócio. II. Em razão das diferentes experiências e perspectivas, uma pessoa pode enxergar uma oportunidade que os outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais. III. Para saber se a ideia de negócio é uma boa oportunidade, o empreendedor deve conversar com diferentes pessoas sobre o assunto, conhecer outros negócios participar de feiras e eventos. É correto somente o que se afirma em: a. I, apenas. b. I, III, apenas. c. II, III, apenas. d. I, II, III. e. II, apenas.
“É uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento do empowerment por meio dos estágios evolutivos das áreas de gestão, das configurações organizacionais, das estratégias competitivas, da gestão de recursos humanos e da qualidade”. Essa explanação se aplica a: I. Empowerment. II. Empoderamento. III. Liderança. IV. Motivação. É correto somente o que se afirma em: a. I, II e IV, apenas. b. I, II, III e IV. c. I e II, apenas. d. III e IV, apenas. e. III e IV, apenas.