Logo Passei Direto
Buscar

Literatura Brasileira

Colégio Objetivo
Com relação ao modo como a Primeira República aparece nos escritos de Lima Barreto, pode-se identificar como característica de seu processo criativo:


a) Subjetividade é a grande chave interpretativa da obra de Lima Barreto, pois o autor fundamentalmente rompeu expectativa de objetividade e clareza.
b) O conteúdo histórico-social é refletido em sua obra sem mediações, de modo que o resultado final é um fiel retrato de uma época e suas contradições.
c) Forma literária e conteúdo histórico-social são dialetizados, de modo que sua obra retrata artisticamente uma época de grandes transformações.
d) A condição periférica do país surge de um modo pouco crítico na obra de Lima Barreto, mais interessado em abordagens testemunhais dos problemas.
e) A forma literária não pretende abordar o conteúdo histórico-social, que ficaria a cargo de outras áreas e instituições, voltadas aos estudos especializados.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa c) Forma literária e conteúdo histórico-social são dialetizados, de modo que sua obra retrata artisticamente uma época de grandes transformações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pela leitura do poema O bicho, datado de “Rio, 27 de dezembro de 1947”, de autoria de Manuel Bandeira, depreende-se que a subjetividade corporifica a(s) seguinte(s) atitude(s) crítica(s) frente ao outro:


a) Empatia e acolhimento do outro que lhe é diferente, pois, assim, pode-se alcançar a dignidade no cotidiano sublime.
b) Perplexidade diante do choque entre sua própria realidade e a pobreza extrema vivenciada pelo homem no pátio.
c) Resignação diante do sofrimento e da miséria do outro, em sua existência pauperizada, uma vez que não é possível alterá-la.
d) Mesmo diante das maiores angústias e de grandes sofrimentos, é possível buscar a esperança por meio da poesia.
e) Sentimento de glória e soberba, pois, sem elas, o homem mortal não consegue sobreviver diante de seu próximo.

Segundo a crítica especializada, a obra de Mário de Andrade traduz as perspectivas de uma época porque:


a) O autor não deixou uma obra tão vasta como seus contemporâneos, mas garantiu seu renome ao participar da Semana de Arte Moderna de 1922.
b) Pauliceia desvairada é o principal livro de Mário de Andrade, que se dedicou, no campo literário, exclusivamente à produção poética.
c) Mário de Andrade estudou e aprendeu sobre domínios vastos porque frequentou importantes universidades europeias e norte-americanas.
d) A personalidade literária de Mário de Andrade não correspondia à sua postura como pesquisador, pois aqui ele foi menos denso e crítico.
e) O autor foi um escritor modernista, que se lançou em pesquisas estéticas empenhadas, e um grande estudioso de múltiplos temas brasileiros.

Com base nas considerações acima sobre a modernidade no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, redija um breve texto sobre a heterogeneidade de visões acerca do papel das artes e da literatura no processo modernizador brasileiro. Nele, deverão constar os seguintes conceitos:* Movimento Modernista.* Movimento Regionalista do Nordeste.


Com base no excerto acima, diferencie aspectos da produção literária de Cruz e Sousa, observando como sua obra representa dificuldades e paradoxos de seu tempo. Lembre-se de considerar que a passagem do século XIX para o século XX foi caracterizada pela abertura cosmopolita e pelas transformações culturais aceleradas, embora ainda presa a velhos estereótipos e preconceitos.


Mais conteúdos dessa disciplina