Buscar

16. a) Como a pressão de vapor da água pura numa determinada temperatura é maior que a pressão de vapor de uma solução aquosa na mesma temperatura,...

16. a) Como a pressão de vapor da água pura numa determinada temperatura é maior que a pressão de vapor de uma solução aquosa na mesma temperatura, a pressão no recipiente A no qual existem 5,0 mL de água líquida (PA) é maior que a pressão no recipiente B onde existe 1,0 L de solução aquosa de NaC 1,0 mol/L (PB).

Abrindo-se a válvula V, o sistema deixará de estar em equilíbrio e vapor d'água existente no recipiente A irá se dirigir para o recipiente B. Por um período de tempo, moléculas do solvente serão transferidas, via fase gasosa, do solvente puro para a solução até que toda a água do recipiente A evapore. Até esse instante, as pressões PA e PB permanecem praticamente as mesmas. A partir desse instante, a pressão PA decresce devido à diminuição da quantidade em mols do vapor no recipiente A. A pressão PB, praticamente, fica constante (aumenta aproximadamente 0,5 % em função da diluição).

b) A PA irá diminuir até igualar-se a PB que se mantém praticamente constante durante o decorrer do tempo. O volume de água do recipiente A irá tender a zero, depois de certo tempo e o volume no recipiente B terá seu valor aumentado.


Essa pergunta também está no material:

21_Propriedades coligativas II
10 pág.

Química Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) A pressão de vapor da água pura é maior do que a pressão de vapor de uma solução aquosa na mesma temperatura devido à presença de soluto na solução, que diminui a tendência das moléculas de água de evaporarem. B) Com a abertura da válvula V, o sistema deixa de estar em equilíbrio e ocorre uma transferência de moléculas de água do recipiente A para o recipiente B, via fase gasosa. Inicialmente, as pressões PA e PB permanecem praticamente as mesmas. No entanto, à medida que a água do recipiente A evapora, a pressão PA diminui devido à diminuição da quantidade de vapor no recipiente A. A pressão PB, por sua vez, permanece praticamente constante (com um aumento aproximado de 0,5% devido à diluição da solução). B) Com o tempo, a pressão PA irá diminuir até igualar-se à pressão PB, que se mantém praticamente constante. O volume de água no recipiente A tenderá a zero, enquanto o volume no recipiente B aumentará. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais