Para fins de padronização universal, é aceito que idoso é todo ser humano com 65 anos ou mais para países ricos e com 60 anos ou mais para países em desenvolvimento, caso do Brasil. Como essa faixa etária apresenta mudanças bastante significativas entre um idoso de 60 anos e um de 80 anos, dividiu-se em 60 a 80 anos, 81 a 90 anos e com mais de 90 anos e denominou-se, respectivamente:
a. Idosos jovens, idosos, idosos idosos. b. Idosos, mais idosos e superidosos. c. Idosos jovens, idosos e mais idosos. d. Idosos jovens, mais idosos e idosos. e. Idosos, mais idosos e superidosos.
A polifarmácia está relacionada ao uso de pelo menos uma medicação sem prescrição médica num rol de prescrições supostamente necessárias. A iatrogenia medicamentosa configura o efeito patogênico de um fármaco ou da interação de vários fármacos. Referente à polifarmácia podemos afirmar que, exceto:
a. Iatrogênico diz-se de um distúrbio ou de uma doença que é provocado pelo profissional de saúde. b. O diagnóstico das complicações medicamentosas nem sempre é fácil, pois a sintomatologia pode ser inespecífica. c. Na dúvida, a conduta adequada é a manutenção da medicação. d. Esses fatores acabam levando a uma consequente intoxicação medicamentosa. e. Em pacientes hospitalizados, verifica-se que a frequência de reações medicamentosas iatrogênicas é três a sete vezes mais observadas nos idosos em relação aos mais jovens.