Logo Passei Direto
Buscar

Saúde do Idoso

Colégio Objetivo
Alterações características do envelhecimento levam aos déficits cognitivos comumente observados como naturais no envelhecimento: esquecimento de fatos recentes, dificuldades de cálculo, alterações de atenção. Caracteriza-se Doença de Alzheimer por exceto:


a. Caracteriza-se por um acometimento da capacidade cognitiva, especialmente da memória recente e desorientação espacial, que costumam ser as primeiras queixas apresentadas.
b. Caracteriza-se, do ponto de vista anatomopatológico, pela presença de placas senis (PS) e de emaranhados neurofibrilares (ENF).
c. Não se conhece a causa específica da doença de Alzheimer. Pode desenvolver-se precocemente, por volta dos 50 anos.
d. Está relacionada com a atrofia do hipocampo que é uma parte do cérebro localizada no lobo temporal, esta área é responsável pela transferência da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, sendo assim é o principal centro da memória.
e. Começa com os distúrbios de fala, devido à deficiência colinérgica, mas a doença é progressiva e muitos outros sintomas se desenvolvem em decorrência de seu avanço.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que não caracteriza a Doença de Alzheimer é a letra e. A doença não começa com distúrbios de fala devido à deficiência colinérgica. Ela é caracterizada principalmente pelo comprometimento da capacidade cognitiva, especialmente da memória recente e desorientação espacial, além da presença de placas senis e emaranhados neurofibrilares no ponto de vista anatomopatológico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A polifarmácia está relacionada ao uso de pelo menos uma medicação sem prescrição médica num rol de prescrições supostamente necessárias. A iatrogenia medicamentosa configura o efeito patogênico de um fármaco ou da interação de vários fármacos. Referente à polifarmácia podemos afirmar que, exceto:


a. Iatrogênico diz-se de um distúrbio ou de uma doença que é provocado pelo profissional de saúde.
b. O diagnóstico das complicações medicamentosas nem sempre é fácil, pois a sintomatologia pode ser inespecífica.
c. Na dúvida, a conduta adequada é a manutenção da medicação.
d. Esses fatores acabam levando a uma consequente intoxicação medicamentosa.
e. Em pacientes hospitalizados, verifica-se que a frequência de reações medicamentosas iatrogênicas é três a sete vezes mais observadas nos idosos em relação aos mais jovens.

Mais conteúdos dessa disciplina