Buscar

Quanto à controvérsia entre críticos e defensores do presidencialismo de coalizão, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas: Os crí...

Quanto à controvérsia entre críticos e defensores do presidencialismo de coalizão, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:


Os críticos do sistema apontam para disputas internas dentro do próprio gabinete ministerial, paralisia decisória, causada por alianças entre partidos com programas opostos, bem como para a necessidade de negociações constantes.
Os defensores do presidencialismo de coalizão afirmam que seu forte é a governabilidade e estabilidade que construíram no país, mas que ao mesmo tempo o faz suscetível a rupturas (golpes).
Segundo os críticos, nenhuma reforma política é capaz de superar os difíceis obstáculos colocados pelos sistemas partidário e eleitoral.
Os partidos são mais importantes no Brasil do que a clivagem governo-oposição.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final ILB-POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
15 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as assertivas: 1) Os críticos do sistema apontam para disputas internas dentro do próprio gabinete ministerial, paralisia decisória, causada por alianças entre partidos com programas opostos, bem como para a necessidade de negociações constantes. Verdadeiro. Os críticos do presidencialismo de coalizão argumentam que as disputas internas e a necessidade de negociações constantes entre partidos com programas opostos podem levar à paralisia decisória. 2) Os defensores do presidencialismo de coalizão afirmam que seu forte é a governabilidade e estabilidade que construíram no país, mas que ao mesmo tempo o faz suscetível a rupturas (golpes). Verdadeiro. Os defensores do presidencialismo de coalizão argumentam que esse sistema proporciona governabilidade e estabilidade política, mas também reconhecem que ele pode ser suscetível a rupturas, como golpes. 3) Segundo os críticos, nenhuma reforma política é capaz de superar os difíceis obstáculos colocados pelos sistemas partidário e eleitoral. Verdadeiro. Os críticos argumentam que os obstáculos colocados pelos sistemas partidário e eleitoral são difíceis de serem superados por meio de reformas políticas. 4) Os partidos são mais importantes no Brasil do que a clivagem governo-oposição. Verdadeiro. No presidencialismo de coalizão, os partidos políticos têm um papel central e são mais importantes do que a clivagem entre governo e oposição. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais