Buscar

O termo "presidencialismo de coalizão" é usado para designar o arranjo político estabelecido no Brasil em função das relações entre Executivo e Leg...

O termo "presidencialismo de coalizão" é usado para designar o arranjo político estabelecido no Brasil em função das relações entre Executivo e Legislativo. A expressão é pertinente porque o sistema político brasileiro tem características híbridas do presidencialismo e do parlamentarismo, entre as quais:

1. o Presidente da República conta com recursos de poder como a execução do orçamento. Ele partilha o poder em uma coalizão que possibilita a governabilidade.

2. o Executivo necessita do apoio do Legislativo para ter sua agenda aprovada e para governar. 

3. o Presidente tem a prerrogativa de editar Medidas Provisórias com força de lei. Ele pode negociar com o Congresso oferecendo cargos, ministérios, emendas e políticas públicas.

4. o Presidente impõe sua agenda legislativa com facilidade porque as lideranças partidárias são frágeis e suas orientações raramente são seguidas por seus liderados. 

São verdadeiros:

 

a) 1e 2

b) 2 e 3

c) 3 e 4

d) 1, 2 e 3

e) 1, 2, 3 e 4. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) 1, 2 e 3". As características descritas na questão são verdadeiras: o Presidente da República conta com recursos de poder como a execução do orçamento e partilha o poder em uma coalizão que possibilita a governabilidade; o Executivo necessita do apoio do Legislativo para ter sua agenda aprovada e para governar; e o Presidente tem a prerrogativa de editar Medidas Provisórias com força de lei e pode negociar com o Congresso oferecendo cargos, ministérios, emendas e políticas públicas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais