Buscar

A gastrite e a úlcera gástrica são doenças que levam à lesão da mucosa gástrica. Na gastrite essa lesão é superficial, enquanto na úlcera gástrica ...

A gastrite e a úlcera gástrica são doenças que levam à lesão da mucosa gástrica. Na gastrite essa lesão é superficial, enquanto na úlcera gástrica a erosão pode estender se profundamente, até as camadas musculares do estômago. Assinale a alternativa incorreta.


a. A gastrite crônica está relacionada à presença da bactéria Helicobacter pylori, doença autoimune, uso de medicamentos, alimentação inadequada, consumo de álcool, estresse por traumas, procedimentos cirúrgicos, septicemia, insuficiência hepática, irradiação e infecções sistêmicas.
b. A gastrite aguda está associada à ingestão de alimentos contaminados ou muito temperados, ao uso de anti inflamatórios, à ingestão excessiva de álcool e ao refluxo da bile.
c. Os vômitos são decorrentes da obstrução do orifício pilórico, que é consequência do espasmo muscular do piloro, de obstrução causada pela cicatrização ou do edema agudo na mucosa inflamada.
d. A dor característica de úlcera gástrica é decorrente da erosão do tecido que estimula suas terminações nervosas. É aliviada pela alimentação, já que essa diminui a acidez na cavidade.
e. O tratamento da gastrite e da úlcera gástrica está baseado no uso de anti-inflamatórios, uma vez que a causa é a inflamação da mucosa gástrica e não se faz necessária a alteração dos hábitos alimentares.

Essa pergunta também está no material:

Propedêutica e Processos de Cuidar da Saúde do Adulto
6 pág.

Propedêutica e Processo Cuidar Saúde do Adulto Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UniplanCentro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra E. O tratamento da gastrite e da úlcera gástrica não está baseado no uso de anti-inflamatórios, uma vez que a causa não é apenas a inflamação da mucosa gástrica. O tratamento envolve a identificação e o tratamento da causa subjacente, como a erradicação da bactéria Helicobacter pylori, a redução do uso de medicamentos que possam irritar o estômago, a adoção de uma alimentação adequada, a redução do consumo de álcool, a redução do estresse, entre outras medidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais