e Saúde (OMS), a Federação Internacional de Química Clínica (IFCC) e o Instituto de Padronização Clínica e Laboratorial (CLSI) definem valor de referência como um valor (resultado) obtido pela observação ou mensuração quantitativa de um analito em um indivíduo selecionado, com base em critérios bem definidos. O laboratório deve possuir esses valores e fornecê-los no laudo dos exames. Sobre a definição dos intervalos de referência de um analito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As variáveis para a determinação fidedigna dos intervalos de referência precisam necessariamente de um número amostral em torno de 40 indivíduos. ( ) Uma forma de aquisição de valores do intervalo de referência é através da bula dos reagentes no qual o está sendo realizada a mensuração do analito. ( ) Para a obtenção dos intervalos de referência pela criação de intervalos próprios, critérios pré-analíticos não precisam estar padronizados já que se trata de uma nova mensuração quantitativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A V - F - F. B F - V - F. C V - F - V. D F - F - V.
A V - F - F. B F - V - F. C V - F - V. D F - F - V.
Assim, sobre a coleta de sangue para análise no setor de bioquímica clínica, assinale a alternativa CORRETA:
A Para obter-se o soro deve-se sempre utilizar tubo com ativador de coagulo, caso contrário a fase líquida obtida será o plasma. B O soro normalmente não é empregado neste setor, por se tratar de uma amostra de difícil manuseio. C São exemplos de anticoagulantes empregados no laboratório de análises clínicas a heparina e o citrato de sódio. D Quando coletado em tubos comuns, o sangue coagula; assim, após a centrifugação do material (sangue coagulado) obtém-se uma amostra de plasma.
O imunoensaio em que uma alíquota da amostra é deixada interagir com o anticorpo presente em uma fase sólida é denominada:
A Turbidimetria. B Fluorescência. C Imunofluorimetria. D ELISA.
Com relação às observações feitas no experimento de triglicerídeos, assinale a alternativa CORRETA:
A A equação de Friedewald não pode ser aplicada para determinar a fração LDL do colesterol se os triglicerídeos do paciente estiverem acima de 400 mg/dL. B Pacientes com valores de triglicerídeos alterados devem iniciar tratamento farmacológico imediatamente, uma vez que a melhora nestes valores não está relacionada a hábitos saudáveis e dieta balanceada. C Valores acima dos de referência em triglicerídeos indicam que o paciente possui um distúrbio metabólico relacionado aos carboidratos, possivelmente diabetes. D É possível determinar a fração VLDL do colesterol do paciente multiplicando o valor de triglicerídeos por cinco.
O gráfico multirregras de Westgard apresenta vantagens no que diz respeito ao número de falsas rejeições (que se mantém baixo) e ao mesmo tempo, mantém-se uma alta identificação de erros, por meio de regras individuais que tenham níveis de falsas rejeições muito baixos, que utilizadas em conjunto aumentam a capacidade de identificação de erros. Sobre os tipos de regras, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Regra R:4s. II- Regra 2:2s. III- Regra 6x. IV- Regra 3:1s. ( ) Rejeita-se quando 3 medições de controle consecutivas excederem o mesmo limite x ± 1DP. ( ) Rejeita-se quando 1 medição de controle exceder o limite de controle x + 2DP e a outra x - 2DP. ( ) Rejeita-se quando 6 medições de controle consecutivas estiverem no mesmo lado em relação à média. ( ) Rejeita-se quando 2 medições de controle consecutivas excederem o mesmo limite de controle x + 2DP ou x - 2DP. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A IV - I - II - III. B II - I - IV - III. C III - IV - II - I. D IV - I - III - II.
A IV - I - II - III. B II - I - IV - III. C III - IV - II - I. D IV - I - III - II.