Buscar

Sobre o ensino da África e racismo, assinale a alternativa CORRETA: A Considerando a definição de Nilma Lino Gomes, não podemos considerar que a ...

Sobre o ensino da África e racismo, assinale a alternativa CORRETA:


A Considerando a definição de Nilma Lino Gomes, não podemos considerar que a forma como as pessoas negras e africanas foram e são tratadas em livros didáticos e no estudo de história seja uma prática de racismo, afinal não há uma discriminação aos estudantes negros, nem atos de violência contra eles, sobretudo após a promulgação da lei 10.639 em 2003.
B A definição de racismo institucional de Nilma Lino Gomes demonstra que os resquícios coloniais na educação, contudo a legislação brasileira avançou na incorporação das temáticas africanas e afro-brasileiras enquanto pouco ou nada menciona sobre a temática indígena, ignorando a estereotipia sofrida pelas populações e povos indígenas.
C Considerando a definição de Nilma Lino Gomes, as imagens estereotipadas de africanos e a presença negra restrita à história da escravidão podem ser caracterizadas como uma forma racismo institucional, contudo, após a promulgação da lei 10.639 em 2003, os conteúdos sobre modificaram bastante e não se encontra mais deturpações sobre a história e cultura africana e afro-brasileira.
D Considerando a definição de Nilma Lino Gomes, as imagens estereotipadas de africanos e a presença negra restrita à história da escravidão podem ser caracterizadas como uma forma racismo institucional, por isso são necessárias leis que visem readequar os conteúdos e abordagens escolares sobre a temática africana e de outros povos estigmatizados.

Essa pergunta também está no material:

História da África e dos Africanos da Divisão Colonial aos Dias Atuais
18 pág.

História e Cultura Afro-brasileira Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. Considerando a definição de Nilma Lino Gomes, as imagens estereotipadas de africanos e a presença negra restrita à história da escravidão podem ser caracterizadas como uma forma de racismo institucional, por isso são necessárias leis que visem readequar os conteúdos e abordagens escolares sobre a temática africana e de outros povos estigmatizados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais