Buscar

Sobre as correntes teóricas em relação a cultura afro-brasileira, definidas por Lopes (1995) selecione as propostas corretas e depois assinale a al...

Sobre as correntes teóricas em relação a cultura afro-brasileira, definidas por Lopes (1995) selecione as propostas corretas e depois assinale a alternativa correpondente:


I - Corrente da Inferioridade africana, século XIX e virada do século XX: Segundo essa abordagem os povos africanos eram sociedades tradicionais e “primitivas” que possuíam uma cultura inferior a do europeu.
II- Corrente da superioridade africana, segunda metade do século XX: Momento de repensar a historiografia africana, de modificar as diversas visões sobre a história da África, colocando-a como ponto de partida para explicar a história ocidental e super valorizando o argumento de que a África também tinha a sua história.
III- Nova Escola de Estudos Africanos, final dos anos 70 e início dos anos 80 do século XX: Passada e euforia do afrocentrismo, surge uma nova “ escola de historiadores africanos”. Cabia a esse grupo, deixar de lado as paixões para com o continente africano e ampliar os estudos e pesquisa para que passassem a integrar as inovações da historiografia mundial.
IV- Corrente da Mediação entre inferioridade e superioridade africana: Essa corrente começou a se organizar um pouco antes das lutas de independência, nos anos de 1950 e 1960, estendendo-se até 1970. Após o processo de descolonização da África e a fragmentação de seu território, os africanos tiveram a necessidade da elaboração de “ identidades” africanas perante o restante do mundo.

Essa pergunta também está no material:

Cultura e Religiosidade Afro-brasileira
11 pág.

História e Cultura Afro-brasileira Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, as propostas corretas são: I - Corrente da Inferioridade africana, século XIX e virada do século XX: Segundo essa abordagem os povos africanos eram sociedades tradicionais e “primitivas” que possuíam uma cultura inferior à do europeu. II- Corrente da superioridade africana, segunda metade do século XX: Momento de repensar a historiografia africana, de modificar as diversas visões sobre a história da África, colocando-a como ponto de partida para explicar a história ocidental e super valorizando o argumento de que a África também tinha a sua história. III- Nova Escola de Estudos Africanos, final dos anos 70 e início dos anos 80 do século XX: Passada a euforia do afrocentrismo, surge uma nova "escola de historiadores africanos". Cabia a esse grupo, deixar de lado as paixões para com o continente africano e ampliar os estudos e pesquisa para que passassem a integrar as inovações da historiografia mundial. IV- Corrente da Mediação entre inferioridade e superioridade africana: Essa corrente começou a se organizar um pouco antes das lutas de independência, nos anos de 1950 e 1960, estendendo-se até 1970. Após o processo de descolonização da África e a fragmentação de seu território, os africanos tiveram a necessidade da elaboração de "identidades" africanas perante o restante do mundo. Portanto, a alternativa correta dependerá das opções disponíveis para seleção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais