Buscar

As propriedades químicas e mineralógicas do solo dependem principalmente da composição da rocha matriz e também do clima local. Essas propriedades ...

As propriedades químicas e mineralógicas do solo dependem principalmente da composição da rocha matriz e também do clima local. Essas propriedades possuem grande influência no comportamento mecânico dos solos. Além disso, os minerais podem ser divididos em dois grandes grupos: Primários e secundários, a respeito dessa temática assinale a alternativa correta:


a) Minerais secundários são minerais derivados de rochas que começam a se decompor devido ao clima e à ação biológica e formam o solo, sofrendo apenas intemperismo físico. Os minerais primários são formados quando a rocha se transforma em solo através do intemperismo químico.
b) O solo é constituído por um ou mais agregados minerais. A parte de areia e silte consiste principalmente em minerais secundários, enquanto a parte de argila, pelo fato da dimensão das suas partículas, seus minerais são classificados em secundários.
c) Se as composições minerais dissolvidas no solo não se recombinarem entre si, eles permanecem na solução do solo e podem ser ou absorvidos pelas plantas ou simplesmente perdidos por lixiviação. Esta última situação é desfavorável para o solo pois os minerais possuem diversas reservas nutricionais.
d) A maioria das areias e siltes possuem propriedades coloidais, entre as quais se destaca o fato de possuírem uma carga superficial. Sendo assim, estes dois componentes da fração de sólidos são considerados importantes para a atividade do solo e, logo, são os principais responsáveis por sua reatividade.

Essa pergunta também está no material:

Q01 - Questionário 01_ 2023C - Mecânica dos Solos, das Rochas e Elementos de Geologia (63490) - Eng Ambiental e Sanitaria
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) O solo é constituído por um ou mais agregados minerais. A parte de areia e silte consiste principalmente em minerais secundários, enquanto a parte de argila, pelo fato da dimensão das suas partículas, seus minerais são classificados em secundários.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais