Sobre as identidades surdas, analise as sentenças a seguir: I- Identidade Flutuante: na qual o surdo se espelha na representação de hegemonia do ouvinte, vivendo e se manifestando de acordo com o mundo ouvinte. II- Identidade Híbrida: reconhecida nos surdos que nasceram ouvintes e se ensurdeceram, tendo presentes as duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral. III- Identidade Surda: na qual o contato dos surdos com a comunidade surda é tardio, o que faz passar para a comunicação visual-oral. IV- Identidade Inconformada: na qual o surdo não consegue captar a representação da identidade ouvinte, hegemônica, e se sente numa identidade subalterna. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e IV estão corretas. B As sentenças I e III estão corretas. C As sentenças II e III estão corretas. D As sentenças I, III e IV estão corretas.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Decibel é uma unidade de medida. PORQUE II- Mede a intensidade do som. Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Assinale a alternativa CORRETA a respeito da função refere ao ouvido externo:
A Nele está a cóclea, em forma de caracol, que é a parte mais importante do ouvido: é responsável pela percepção auditiva. Os sons recebidos na cóclea são transformados em impulsos elétricos que caminham até o cérebro, onde são ‘entendidos’ pela pessoa. B As principais causas da deficiência congênita são: hereditariedade, viroses maternas (rubéola, sarampo), doenças tóxicas da gestante (sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose), ingestão de medicamentos ototóxicos (que lesam o nervo auditivo) durante a gravidez. C É composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo, que é a porta de entrada do som. Nesse canal, certas glândulas produzem cera, para proteger o ouvido. D Formado pela membrana timpânica e por três ossos minúsculos, que são chamados de martelo, bigorna e estribo, pois são parecidos com esses objetos.
Segundo o Ministério da Educação, existem vários tipos de pessoas com surdez, pois varia de acordo com os graus de perda de audição. A deficiência auditiva consiste na surdez leve e moderada, já a surdez consiste na surdez severa e profunda. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas referente a características da surdez leve e moderada e da surdez severa e profunda:
( ) Pessoa com surdez leve – indivíduo que apresenta perda auditiva de até quarenta decibéis. ( ) Pessoa com surdez moderada – indivíduo que apresenta perda auditiva entre quarenta e setenta decibéis. ( ) Pessoa com surdez severa – indivíduo que apresenta perda auditiva entre setenta e noventa decibéis. ( ) Pessoa com surdez profunda – indivíduo que apresenta perda auditiva inferior a noventa decibéis.