Buscar

O sistema cardiovascular tem a função de integrar o corpo humano como uma unidade e proporcionar aos músculos ativos um fornecimento, distribuição ...

O sistema cardiovascular tem a função de integrar o corpo humano como uma unidade e proporcionar aos músculos ativos um fornecimento, distribuição e transporte contínuo de quantidades adequadas de nutrientes e principalmente de oxigênio (O2), a fim de manter um nível satisfatório de transferência de energia. De forma simplificada, esse sistema atua como uma unidade para manter a homeostasia do oxigênio (O2) e do dióxido de carbono (CO2) nos tecidos corporais. Para atender a essas demandas musculares tanto em repouso quanto durante o exercício físico, inicialmente é imprescindível à compreensão acerca de algumas variáveis que estão associadas ao sistema cardiovascular.


MCARDLE, W. D.; KATCH, F. L.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício. Energia, nutrição e desempenho humano. 8ª. Ed. Rio Janeiro, Guanabara Koogan, 2016.


Considerando às informações e às principais variáveis do sistema cardiovascular relacionadas à adaptação ao treinamento físico, avalie as afirmações a seguir:


I. Volume sistólico expressa a quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto, representando a diferença entre o volume diastólico final e o volume sistólico final.

II. O débito cardíaco expressa a quantidade de sangue bombeado pelo coração durante um minuto, sendo expresso pelo produto entre a frequência cardíaca e o volume sistólico.

III. A diferença arteriovenosa de oxigênio representa a quantidade de dióxido de carbono captado da corrente sanguínea pelos tecidos, principalmente pelo músculo esquelético durante uma viagem pelo circuito sistêmico.

IV. A frequência cardíaca expressa o trabalho realizado pelo coração através da inibição gradual do sistema nervoso parassimpático e maior ativação do sistema nervoso simpático, aumentando como uma função linear da intensidade do exercício físico, com o intuito de regular o fluxo sanguíneo para os músculos em trabalho devido à alta demanda de oxigênio, até atingir a frequência cardíaca máxima, considerada o valor mais elevado que um indivíduo pode atingir em um esforço máximo.


É correto o que se afirma em:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações corretas são: I. Volume sistólico expressa a quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto, representando a diferença entre o volume diastólico final e o volume sistólico final. II. O débito cardíaco expressa a quantidade de sangue bombeado pelo coração durante um minuto, sendo expresso pelo produto entre a frequência cardíaca e o volume sistólico. III. A diferença arteriovenosa de oxigênio representa a quantidade de dióxido de carbono captado da corrente sanguínea pelos tecidos, principalmente pelo músculo esquelético durante uma viagem pelo circuito sistêmico. IV. A frequência cardíaca expressa o trabalho realizado pelo coração através da inibição gradual do sistema nervoso parassimpático e maior ativação do sistema nervoso simpático, aumentando como uma função linear da intensidade do exercício físico, com o intuito de regular o fluxo sanguíneo para os músculos em trabalho devido à alta demanda de oxigênio, até atingir a frequência cardíaca máxima, considerada o valor mais elevado que um indivíduo pode atingir em um esforço máximo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais