Buscar

Em auditoria de sistemas, o ponto de controle é a situação do ambiente computacional caracterizada pelo auditor como de interesse para validação e ...

Em auditoria de sistemas, o ponto de controle é a situação do ambiente computacional caracterizada pelo auditor como de interesse para validação e avaliação. Considerando as definições apresentadas na literatura a respeito da auditoria de sistemas, é correto afirmar que a auditoria de sistemas de informação pode ser feita por profissionais internos à empresa proprietária dos sistemas chamados de auditoria, que são fatos significativos observados pelo auditor durante a execução da auditoria. Neste sentido, disserte sobre a auditoria de sistemas de informação.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A auditoria de sistemas de informação é uma atividade que tem como objetivo avaliar a eficiência, eficácia, confiabilidade e segurança dos sistemas utilizados por uma organização. Ela envolve a análise dos controles internos, a verificação da conformidade com as políticas e procedimentos estabelecidos, a identificação de vulnerabilidades e a recomendação de melhorias. Os pontos de controle são as situações do ambiente computacional que são consideradas pelo auditor como de interesse para validação e avaliação. Esses pontos podem incluir a segurança dos dados, a integridade dos sistemas, a disponibilidade dos recursos, a conformidade com as leis e regulamentos, entre outros aspectos relevantes. A auditoria de sistemas de informação pode ser realizada por profissionais internos à empresa, chamados de auditores internos, ou por empresas especializadas em auditoria externa. Os auditores internos são funcionários da organização que possuem conhecimento dos sistemas e processos internos, enquanto os auditores externos são contratados para realizar uma avaliação independente e imparcial. Durante a execução da auditoria, o auditor observa fatos significativos que podem indicar problemas ou áreas de melhoria nos sistemas de informação. Esses fatos podem incluir a identificação de falhas de segurança, a detecção de erros ou fraudes, a falta de conformidade com as políticas estabelecidas, entre outros aspectos relevantes. Em resumo, a auditoria de sistemas de informação é uma atividade importante para garantir a confiabilidade e segurança dos sistemas utilizados por uma organização, e os pontos de controle são as situações do ambiente computacional que são consideradas pelo auditor como de interesse para validação e avaliação.

0
Dislike0
User badge image

Bruno Bianchini Braga

me resuma


0
Dislike0
User badge image

Felipe GT

A auditoria de sistemas de informação é um processo crítico para garantir a segurança, integridade e confiabilidade dos sistemas de informação de uma organização. Ela envolve a avaliação independente dos controles e práticas adotadas, bem como a identificação de oportunidades de melhoria. Os auditores, sejam internos ou externos, desempenham um papel importante na condução dessas auditorias e fornecem insights valiosos para a administração da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais