Logo Passei Direto
Buscar
A naftalina (C10H8) é constituída por cristais macios que fundem à temperatura relativamente baixa de 80 °C. A característica dessa substância é a de um composto iônico ou molecular?
User badge image
Giorgio Wescley Souza dos Santos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A naftalina (C10H8) é um composto molecular. Os compostos moleculares são formados por átomos que compartilham elétrons para formar ligações covalentes, como é o caso da naftalina, que é composta por átomos de carbono e hidrogênio. Já os compostos iônicos são formados por íons, que são átomos que ganham ou perdem elétrons, resultando em atração eletrostática entre eles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as equações químicas abaixo e indique qual alternativa traz as letras que correspondem a reações de neutralização.
I – KOH(aq) + H2CO3(aq) → K2CO3 + H2O(l) II – Ca(OH)2(aq) + 2HF(aq) → CaF2(aq) + 2H2O(aq) III – CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(g) IV – 2HCl(aq) + Mg(OH)2(aq)→ MgCl2(aq) + 2 H2O(l) I, II e IV.

Considerando que a produção do silício ocorra com a utilização de 94 g de tetracloreto de silício (SiCl4) e de magnésio (Mg), qual é o reagente limitante e qual é o reagente em excesso nessa reação?
Dados das massas molares: SiCl4 = 169,9 g/mol Mg = 24,30 g/mol Si = 28,08 g/mol MgCl2 = 95,21 g/mol Resposta: O reagente limitante é o SiCl4; e o reagente em excesso, o Mg.

O metanol (CH3OH) utilizado como combustível pode ser produzido pela reação de monóxido de carbono com hidrogênio, segundo a reação: ? CO(g) + ? H2(g) → ? CH3OH(l)
Ao utilizar 1,9 mol de H2, qual será a quantidade de mol de CH3OH formada? Considere que a reação ocorre de forma completa, ou seja, todos os reagentes são consumidos.

A reação química de formação do tricloreto de fósforo (PCl3(l)) ocorre por meio da reação entre os reagentes fósforo (P4(s)) e cloro (Cl2(g)). A equação química a seguir representa essa reação química. Observe que ela não está balanceada.
Qual das alternativas a seguir corresponde à quantidade correta de mol para ? P4(s) + ? Cl2(g) → ? PCl3(l)?

A imagem a seguir representa uma situação comum encontrada nas residências, em que apenas uma tomada é utilizada para alimentar com energia uma segunda régua com vários equipamentos conectados.
Em uma situação de laboratório, a utilização simultânea de vários equipamentos conectados em uma mesma tomada é recomendável? Por quê?

Sabe-se que a substância molecular água possui ponto de ebulição na temperatura de 100 °C, ao nível do mar, e a substância sulfato de cobre (CuSO4) de 150 °C nas mesmas condições.
Quando misturamos o CuSO4 em água, formamos uma solução homogênea. Nesta solução, o CuSO4 dissocia em íon e a solução conduz corrente elétrica. Sabendo de todas estas características da mistura água mais CuSO4, assinale a alternativa que mostra corretamente como se comportará a temperatura de ebulição quando a solução for aquecida.

A prata pertence à família dos metais e é considerada nobre. Por não reagir com a água e com o ar puro, ela é utilizada na elaboração de instrumentos musicais e joias e na condução de eletricidade, pois é um ótimo condutor elétrico.
A prata tem 47 prótons, 61 nêutrons e 47 elétrons. Assinale a alternativa a seguir que corresponde à escrita da representação do átomo de prata, considerando o número atômico, o número de massa e o símbolo do elemento.

Considere a seguinte distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5.
A qual elemento químico tal configuração eletrônica pertence? Qual é a representação da configuração eletrônica condensada, utilizando o cerne do gás nobre? Quantos elétrons de valência então presentes no último subnível?

Entre os compostos abaixo, quais deles são compostos inorgânicos?
Resposta: Apenas dióxido de silício e cloreto de cobalto.

Mais conteúdos dessa disciplina