Buscar

b) Calcule o erro relativo entre o coeficiente de dilatação linear fornecido e o calculado. Este erro expressa exatidão ou precisão? Justifique.

Essa pergunta também está no material:

Relatório 8 - dilatação de sólidos
3 pág.

Laboratório de Física Universidade de PernambucoUniversidade de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular o erro relativo entre o coeficiente de dilatação linear fornecido e o calculado, você pode usar a seguinte fórmula: Erro Relativo = |Valor Fornecido - Valor Calculado| / |Valor Fornecido| O resultado será um valor numérico que representa a diferença percentual entre os dois valores. Quanto menor for o valor do erro relativo, maior será a exatidão do cálculo. No entanto, é importante destacar que o erro relativo não está diretamente relacionado à precisão. A exatidão se refere à proximidade do valor calculado com o valor verdadeiro, enquanto a precisão se refere à consistência dos resultados obtidos em repetições do experimento. Portanto, o erro relativo expressa a exatidão do cálculo, pois indica o quão próximo o valor calculado está do valor fornecido. A precisão, por sua vez, não pode ser determinada apenas pelo erro relativo, sendo necessário considerar outros fatores, como a dispersão dos resultados obtidos em experimentos repetidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais