Buscar

Entender o sistema de esgotamento sanitário, seus elementos e características é fundamental para correta aplicação e projeto de redes de esgotament...

Entender o sistema de esgotamento sanitário, seus elementos e características é fundamental para correta aplicação e projeto de redes de esgotamento. Referente aos sistemas de esgotamento sanitário, assinale a alternativa correta.

a.

A oxidação biológica é o mecanismo em que micro-organismos degradam contaminantes da matéria orgânica de efluentes. Os processos de oxidação biológica, normalmente, tendem a aumentar o pH.

b.

A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é a forma mais utilizada para se medir a quantidade de matéria orgânica presente no esgoto. Quanto maior o grau de poluição orgânica, menor será a DBO.

c.

A construção de privadas com veiculação hídrica, ligadas a um sistema público de esgotos, não é indicada como uma medida adequada de saneamento, já que esse é um sistema favorável à transmissão de doenças.

d.

Esgoto doméstico é aquele que provém exclusivamente de residências e é composto de água do banho e excretas. O esgoto proveniente de estabelecimentos comerciais e instituições, em gerai, é chamado de esgoto comunitário.

e.

Dentre as características físicas ligadas aos esgotos domésticos, destacam-se a cor e a turbidez como indicadores do estado de decomposição do esgoto. A tonalidade acinzentada, acompanhada de alguma turbidez, é típica do esgoto fresco e a cor preta é típica do esgoto velho.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é a forma mais utilizada para medir a quantidade de matéria orgânica presente no esgoto. Quanto maior o grau de poluição orgânica, maior será a DBO.

0
Dislike1
User badge image

Daniel Almeida

E. 

Dentre as características físicas ligadas aos esgotos domésticos, destacam-se a cor e a turbidez como indicadores do estado de decomposição do esgoto. A tonalidade acinzentada, acompanhada de alguma turbidez, é típica do esgoto fresco e a cor preta é típica do esgoto velho.

Explicação:

A construção de privadas com veiculação hídrica, ligadas a um sistema público de esgotos, é indicada como uma medida adequada de saneamento, já que esse é um sistema desfavorável à transmissão de doenças.

O esgoto doméstico é aquele que provém principalmente de residências, estabelecimentos comerciais, instituições ou quaisquer edificações que dispõem de instalações de banheiros, lavanderias e cozinhas.

A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é o parâmetro mais comumente utilizado para a medida do consumo de oxigênio na água; representa a quantidade de oxigênio do meio que é consumido pelos peixes e outros organismos aeróbicos e que é gasta na oxidação de matéria orgânica presente na água. Quanto maior o grau de poluição orgânica, maior será a DBO.

A cor e turbidez indicam de imediato o estado de decomposição do esgoto; a tonalidade acinzentada acompanhada de alguma turbidez é típica do esgoto fresco e a cor preta é típica do esgoto velho.

Os processos de oxidação biológica, normalmente, tendem a reduzir o pH.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais