Buscar

Analise as proposições a seguir, a respeito dos tipos de intertextualidade. Depois assinale a alternativa correta: I) Citação é a colocação de uma...

Analise as proposições a seguir, a respeito dos tipos de intertextualidade. Depois assinale a alternativa correta:

I) Citação é a colocação de uma passagem do discurso de outro autor no meio de um texto. Apresenta-se entre aspas, quando citação direta curta, e acompanhada da fonte de referência. Na citação, ocorre uma intertextualidade direta, com a reprodução de parte do texto-fonte.
II) Referência ocorre a desvirtuação do discurso originário, devido ao desejo de criticá-lo ou para marcar uma ironia. Assim, ocorre a subversão da temática do texto-fonte, alterando e contrariando o que foi expresso anteriormente de forma irônica e satírica.
III) Paráfrase significa continuidade ou repetição de uma sentença, possui o sentido de reprodução de uma frase. Esse tipo de intertexto repete um conteúdo ou um fragmento de texto em outros termos, mas com a preservação da ideia inicial.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) I, II e III estão corretas.
e) Apenas a III está correta.

Essa pergunta também está no material:

PROVA LINGUAGEM TEXTUAL
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I e III estão corretas. A proposição I descreve corretamente a citação como a reprodução de parte do texto-fonte, enquanto a proposição III define corretamente a paráfrase como a reprodução de uma frase em outros termos, preservando a ideia inicial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais