Buscar

Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469 -1527), intitulada “O príncipe”, em que procura i...

Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469 -1527), intitulada “O príncipe”, em que procura investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de poder.


a) A obra de Maquiavel é uma espécie de manual para o governante, em que o autor atrela a moral cristã e a moral política.
b) Na esfera política a piedade pode ser uma virtude, enquanto que a crueldade pode se tornar prejudicial para o governante.
c) É possível notar como os ensinamentos e os dogmas da Igreja são aprovados pelas reflexões feitas por Maquiavel.
d) Para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.
e) Esta obra de Maquiavel trata-se de uma cartilha para o governante contemporâneo, pois ela demonstra como se pode governar sem necessitar usar da crueldade para com seus governados.

Essa pergunta também está no material:

apol 1 tent.3 sociologia
10 pág.

Sociologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais