Diante do exposto nos textos 1 e 2, acerca da escassez e do que ela representa na área da economia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Em qualquer sociedade, tanto os fatores de produção quanto os recursos produtivos possuem limitações que impedem o atendimento das necessidades humanas, o que se torna um problema para governos, empresas e para a própria sociedade, conforme o que se observa no texto 2. PORQUE II. A dinâmica resultante da falta de recursos cria a necessidade de escolhas entre alternativas de distribuição e produção de bens e serviços, visando satisfazer os anseios de consumo das diversas camadas que compõem a sociedade. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D) As asserções I e II são proposições falsas. E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Sabe-se que a taxa de juros Selic é um importante instrumento de política monetária. Acerca dos efeitos esperados quando da decisão de reduzir, elevar ou manter a taxa, marque a alternativa CORRETA.
A) Gabarito da questão A redução da taxa de juros básica, a denominada taxa SELIC, eleva a demanda agregada.
na organização econômica de países como a China e a Rússia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As lógicas aplicadas atualmente pela China e pela Rússia abrangem a abertura de setores econômicos associados ao bem-estar e consumo da sociedade, enquanto as atividades produtivas essenciais, como obtenção de recursos minerais, são realizadas sob forte postura intervencionista.
PORQUE
II. A adoção de práticas e métodos de organização capitalista nestes países aconteceu sob grande influência da limitação da organização democrática de suas respectivas sociedades, devido à herança centralizadora e absolutista presente nos regimes planificados que utilizavam anteriormente. A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. D) As asserções I e II são proposições falsas. E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A operação em maior escala proporciona uma queda nos preços dos fatores ou insumos e nos custos de comercialização, devido ao menor custo de aquisição e transporte quando as compras são feitas em grandes quantidades. Vendas em quantidades maiores também podem propiciar rendas mais altas ou obtenção de menores prazos para recebimentos.
Nesse contexto, considere os seguintes itens:
I. Macroeconomia. II. Economia tecnológica. III. Economia pecuniária. IV. Economia de escopo. V. Microeconomia
Um maior volume de negócio relaciona-se ao que está indicado em
A) II e V. B) III e IV. C) II e III. D) III e V. E) I e II.
Quando o Banco Central altera a taxa de juros, as expectativas dos agentes econômicos em relação à evolução presente e futura da economia podem sofrer alterações, ou seja, um aumento da taxa de juros na tentativa de evitar um aumento da inflação causa efeitos recessivos no curto termo; no entanto, o Banco Central pode restabelecer a confiança no
A) I, apenas. B) I e II, apenas. C) I, II e III. D) III, apenas. E) II e III, apenas.