Buscar

Mavi Ltda. propõe em face de Aldo ação de reintegração de posse, pelo rito especial. Em contestação, Aldo alega que sempre ocupou o bem, demonstrou...

Mavi Ltda. propõe em face de Aldo ação de reintegração de posse, pelo rito especial. Em contestação, Aldo alega que sempre ocupou o bem, demonstrou com diversas cartas enviadas ao imóvel, bem como apresentou a sua qualidade de herdeiro do proprietário constante dos registros do bem, pleiteou ainda a desconsideração da pessoa jurídica do autor, em razão de reconvenção feita. O juiz indefere a desconsideração e após o regular andamento do processo, defere o pedido possessório da autora, julgando improcedente a reconvenção e a demanda então, totalmente procedente, com a fundamentação completa. Sabe-se que a autora Mavi pleiteou a realização de uma prova pericial, que foi indeferida pelo juiz na época oportuna. Diante do caso em tela, pergunta-se:


a) Aldo poderia recorrer do indeferimento da desconsideração da personalidade jurídica? De que forma? Explique e fundamente sua resposta (vale 2,0 pontos)
b) Com relação à sentença, quem poderia recorrer? Mavi poderia discutir o indeferimento da prova pericial? De que forma? Explique e fundamente sua resposta. (vale 2,0 pontos)
c) No julgamento do recurso de apelação eventualmente interposto, o relator poderia proferir alguma decisão monocrática? Explique. (vale 2,0 pontos)
d) No julgamento da apelação, o Tribunal poderia reconhecer uma falta de condição da ação, como a ilegitimidade ativa, por exemplo? Em nome de qual efeito isso seria possível? Explique-o. (vale 2,0 pontos)

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Aldo poderia recorrer do indeferimento da desconsideração da personalidade jurídica através de um recurso de apelação. Ele deverá fundamentar seu recurso demonstrando os motivos pelos quais a desconsideração deveria ter sido deferida, apresentando argumentos jurídicos e provas que sustentem sua posição. b) Com relação à sentença, tanto Mavi quanto Aldo poderiam recorrer. Mavi poderia discutir o indeferimento da prova pericial através de um recurso de apelação, alegando que a prova era necessária para a correta análise do caso e que sua não realização prejudicou seu direito de defesa. Ela também deverá apresentar argumentos e provas que sustentem sua posição. c) No julgamento do recurso de apelação, o relator poderia proferir uma decisão monocrática, ou seja, uma decisão individual, sem a necessidade de submeter o caso ao colegiado. No entanto, isso dependerá das regras do tribunal em questão. Alguns tribunais permitem que o relator decida monocraticamente, enquanto outros exigem que o caso seja levado ao colegiado para decisão conjunta. d) No julgamento da apelação, o Tribunal poderia reconhecer uma falta de condição da ação, como a ilegitimidade ativa, por exemplo. Isso seria possível em nome do efeito devolutivo da apelação, que permite ao Tribunal analisar todas as questões de mérito e de condições da ação que não foram apreciadas na sentença de primeira instância. Caso reconheça a falta de condição da ação, o Tribunal poderá extinguir o processo sem julgamento do mérito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais