Buscar

CURSO: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA Instalações Elétricas II - ESTIMATIVA DE CARGA Antes mesmo da elaboração do projeto, há necessidade de se proceder...

CURSO: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Instalações Elétricas II - ESTIMATIVA DE CARGA

Antes mesmo da elaboração do projeto, há necessidade de se proceder a uma estimativa preliminar de carga, isto é, da potência que será instalada, como base para cálculo da demanda e para a consulta prévia à concessionária de energia elétrica local.

À medida que o projeto vai sendo elaborado, vão sendo definidos, com maior exatidão, os pontos ativos, com suas respectivas cargas, de modo que se possa, ao final, dispor de elementos para o preparo de uma lista geral de carga, perfeitamente confiável. A estimativa preliminar costuma ser feita partindo-se da densidade de carga (W/m2) e das áreas que serão servidas pela instalação.

Usam-se, geralmente tabelas de normas aprovadas ou de uso consagrado. No caso de residências e apartamentos, prevê-se, em cada dependência, apenas um ponto de luz com potência mínima de 100 W, e, conforme as dimensões do recinto, maior número de pontos de luz no teto. Na determinação das cargas de iluminação, para efeito de cálculo e preenchimento do quadro de cargas, pode ser adotado o seguinte critério:

Iluminação
- Em cômodos com área igual ou inferior a 6m2 deve ser prevista uma carga mínima de 100 W.
- Em cômodos com área superior a 6m2 deve ser prevista uma carga mínima de 100 W para os primeiros 6m2, acrescida de 60 W para cada aumento de 4m2 inteiros.

Tomadas de corrente
Os aparelhos eletrodomésticos e as máquinas de escritório são normalmente alimentados por tomadas de corrente.
As tomadas de corrente podem ser divididas em duas categorias:
- Tomadas de uso geral (TUG) - Nelas são ligados aparelhos portáteis como abajures, enceradeiras, aspiradores de pó, liquidificadores, batedeiras etc.
- Tomadas de uso específico (TUE) - Alimentam aparelhos fixos, que embora possam ser removidos, trabalham sempre num determinado local. É o caso dos chuveiros, torneiras elétricas, máquinas de lavar, microondas, aparelhos de ar condicionado etc.

O projetista escolherá criteriosamente os locais onde devem ser previstas as TUE’s e preverá o número de TUG’s que assegure conforto e praticidade ao usuário.

Deve-se dividir os pontos ativos (luz e tomada) de modo que a carga se distribua uniformemente entre as fases do circuito, e de modo que os circuitos terminais tenham aproximadamente a mesma potência. Além disso, deve-se atender às seguintes recomendações:
- Equipamentos com potência igual ou superior a 1500 W devem ser alimentados por circuitos individuais;
- Aparelhos de ar condicionado devem ter circuitos individuais;
- As tomadas da copa-cozinha devem fazer parte de circuitos exclusivos;
- Circuitos de iluminação e circuitos de tomadas deverão estar separados (NBR 5410).

QUADRO DE CARGAS

CKT ILUMINAÇÃO (W)
TOMADAS CARGA INSTALADA (W)
Ip= �� (A)
Ic=Ipx1,2 (A)
CONDUTOR (Nº x mm2)
DISJUNTOR (Nº P


Essa pergunta também está no material:

Apostila Inst Elet II IFRJ 2023 (1)
21 pág.

Química Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais