Buscar

A emergência da profissão de assistente social no Brasil está intimamente relacionada à intervenção do Estado e do empresariado nos processos regul...

A emergência da profissão de assistente social no Brasil está intimamente relacionada à intervenção do Estado e do empresariado nos processos reguladores da vida social, no contexto da sociedade industrializada a partir dos anos 1930. A respeito do processo de institucionalização da profissão no Brasil, assinale a alternativa correta.


a) Na década de 50, o serviço social já era uma profissão legitimada da divisão social do trabalho.
b) Apesar disso, o assistente social não desempenhou suas atividades como profissional autônomo nas décadas seguintes, tendo em vista que não dispôs do controle das condições materiais e organizacionais de seu exercício.
c) Sua atividade profissional tornou-se mercantilizada, ou seja, inserida em uma relação de compra e venda de sua força de trabalho.
d) A Igreja Católica teve particular importância na estruturação do perfil da profissão emergente.
e) O Movimento de Reconceituação, ocorrido a partir dos anos 1980, trouxe questionamentos quanto aos referenciais da profissão, em amplo movimento de renovação nos níveis teórico, metodológico, técnico-operativo e político em toda a América Latina.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A Igreja Católica teve particular importância na estruturação do perfil da profissão emergente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais