Buscar

Questão 1: Em oncologia, o Efeito Warburg é a observação de que muitas células cancerosas não oxidam completamente a glicose até CO2 e H2O devido a...

Questão 1: Em oncologia, o Efeito Warburg é a observação de que muitas células cancerosas não oxidam completamente a glicose até CO2 e H2O devido ao suprimento insuficiente de O2, sobretudo nas células mais internas do tumor. Com base nessas informações e em seus conhecimentos, responda as questões a seguir:

• Como essas células cancerosas estão produzindo ATP? Cite em sua resposta as vias metabólicas usadas nessa situação. (1,0 ponto)
• A velocidade de consumo de glicose em células cancerosas e muito superior àquela observada em células não cancerosas. Esse consumo aumentado de glicose pelas células tumorais ocorre devido ao efeito Warburg, e é a base para a detecção de tumores através da técnica de diagnóstico por imagem conhecida como PET scan (Positron emission tomography), em que glicose radioativamente marcada é injetada no organismo e detectada em concentrações muito superiores em células tumorais, em comparação com as células sadias. Explique, com base no rendimento de ATP, porque as células tumorais consomem muito mais glicose do que as não tumorais. Mencione em sua resposta todas as vias metabólicas que julgar necessário para uma justificativa compreensível e lógica da questão. (1,0 ponto)


Essa pergunta também está no material:

Prova 2 (Fevereiro 2023)
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

• Como essas células cancerosas estão produzindo ATP? Cite em sua resposta as vias metabólicas usadas nessa situação. (1,0 ponto) As células cancerosas produzem ATP principalmente por meio da glicólise anaeróbica, que é a quebra da glicose em ácido pirúvico. Nesse processo, ocorre a formação de duas moléculas de ATP. Além disso, as células cancerosas também podem utilizar a via da fosforilação oxidativa, porém em menor escala devido à baixa disponibilidade de oxigênio nas células mais internas do tumor. • A velocidade de consumo de glicose em células cancerosas é muito superior àquela observada em células não cancerosas. Esse consumo aumentado de glicose pelas células tumorais ocorre devido ao efeito Warburg, e é a base para a detecção de tumores através da técnica de diagnóstico por imagem conhecida como PET scan (Positron emission tomography), em que glicose radioativamente marcada é injetada no organismo e detectada em concentrações muito superiores em células tumorais, em comparação com as células sadias. Isso ocorre porque a glicólise anaeróbica, utilizada pelas células cancerosas, é menos eficiente na produção de ATP em comparação com a fosforilação oxidativa, que ocorre nas células não tumorais. No entanto, a glicólise anaeróbica é mais rápida, permitindo que as células cancerosas obtenham energia rapidamente para sustentar seu crescimento e proliferação acelerados. Portanto, as células tumorais consomem mais glicose para compensar a menor eficiência na produção de ATP pela glicólise anaeróbica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais