Buscar

TEMA 1 – ACENTUAÇÃO GRÁFICA Afinal de contas, para que ser a acentuação das palavras? Para responder a essa questão, devemos lembrar que, primeiro,...

TEMA 1 – ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Afinal de contas, para que ser a acentuação das palavras? Para responder a essa questão, devemos lembrar que, primeiro, falamos e depois escrevemos, isso tanto na história da humanidade quanto em nossa própria história. A escrita é a representação gráfica de nossas conversas, e para que não haja dúvidas quanto à entonação das palavras, usamos acentuação. Muitas vezes acentuamos automaticamente os termos sem lembrarmos da norma, mas é importante conhecê-la a fim de termos parâmetros de seu uso. O processo não é difícil ser nos basearmos no princípio que os sinais de acentuação são usados somente nas três últimas sílabas e, com isso, temos basicamente somente três regras de acentuação
1.1 Sílabas tônicas e átonas
Nossa fala é realizada pela emissão de ar que passa pelas cordas vocais, o que produz sons, como as sílabas. Elas se dividem em dois grupos: as átonas, que são mais fracas, e a tônica, que é mais forte e é única na palavra. É nesta última que podem aparecer os sinais de acentuação. É fácil identificar a sílaba tônica de uma palavra quando ela é pronunciada em voz alta, gritada. Ela é a sílaba que se dá mais ênfase, mais entonação.
Os sinais de acentuação são o sinal agudo (´), que indica que a sílaba é longa ou aberta, e o sinal circunflexo (^), para som fechado. O sinal grave (`) não indica sílaba tônica e é usado somente como indicativo de crase. O til (~) indica nasalização, e o trema (¨) só é utilizado em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros que forem grafados com trema.
Um item importante em relação à acentuação na língua portuguesa é que ela se dá somente nas três últimas sílabas das palavras e, assim, são classificadas em:
Figura 1 – Classificação das palavras quanto à tonicidade
1.2 Oxítonos, monossílabas e ditongos
Essa regra é bem simples e fácil de gravar: as palavras que têm a última sílaba mais forte serão acentuadas somente se terminarem em: -A, -E, -O e -EM com ou sem “s”. Assim, a palavra “CA-FÉ” tem acento por ser uma oxítona terminada em E.
Uma regra muito parecida é utilizada em palavras monossílabas, que são acentuadas quando terminadas em -A, -E e -O, com ou sem “s”. Observe que o “EM” sai do grupo. Veja alguns exemplos: dó, ré, fá, lá, pé, pés, pá, pás, pó, pós... Atenção, monossílabas terminadas em “u” não são acentuadas.
Também recebem acento nas últimas sílabas os ditongos abertos “-EI”, “-OI” e “-EU”, com ou sem “s”, lembrando que ditongos são duas vogais que sempre ficam na mesma sílaba assim como pastéis, chapéu, corrói, herói...
1.3 Paroxítonas e proparoxítonas
Por uma questão de lógica, todas as paroxítonas (quando a penúltima sílaba é a sílaba tônica) são acentuadas, menos as terminadas em -A, -E, -O e -EM com ou sem “s” (desde que não formem ditongos). Paroxítonas: recebem acento quando terminadas em: -i (s), u(s), um, uns, l, r, x, n, ão, ã. Exemplo: útil e afável são paroxítonas terminadas em L.
Preste atenção: quando a palavra terminar por um ditongo, como “glória”, ela não termina com -A e sim com um ditongo e por isso leva acento.
A regra mais fácil é a das proparoxítonas, pois todas têm acento. Isso quer dizer que, quando a sílaba mais forte for a antepenúltima, sempre haverá acento, como exemplo a própria palavra proparoxítona, assim como médico, álibi, ômega... Atenção, a palavra “rubr


Essa pergunta também está no material:

impressao3
12 pág.

Introdução à Administração Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A acentuação gráfica tem como objetivo indicar a entonação correta das palavras na escrita, garantindo uma melhor compreensão do texto. Ela é utilizada para diferenciar palavras que possuem a mesma sequência de letras, mas possuem significados diferentes. Existem três regras básicas de acentuação: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. As oxítonas são acentuadas quando terminam em -A, -E, -O, -EM com ou sem "s". As paroxítonas são acentuadas quando não terminam em -A, -E, -O, -EM com ou sem "s", exceto quando formam ditongos. As proparoxítonas são sempre acentuadas. É importante conhecer essas regras para utilizar corretamente a acentuação das palavras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais