Buscar

Sobre a posição de Comte, o fundador do método positivista, em relação ao desenvolvimento da economia capitalista, assinale a alternativa correta. ...

Sobre a posição de Comte, o fundador do método positivista, em relação ao desenvolvimento da economia capitalista, assinale a alternativa correta.


Alternativa 1: Augusto Comte foi um representante da religiosidade católica na França. Pároco, ele escreveu diversas obras em que considerava a moral cristã como meio de orientar o comportamento dos seres humanos e combater a violência social.
Alternativa 2: Para Comte, a economia capitalista degenerou a vida social. Era nítido os problemas de conduta do ser humano em uma sociedade de mercado. Logo, sua defesa era de um resgate das corporações e da vida familiar dentro das relações de trabalho.
Alternativa 3: Ligado aos movimentos socialistas de seu tempo, Comte foi um precursor das teses de Karl Marx. Pioneiro em considerar que a luta de classes era o condutor da vida em sociedade, para ele, quanto mais a violência social se apresentava, maior a necessidade de uma revolução socialista.
Alternativa 4: Para Comte, a democracia se mostrava como a forma ideal de um governo equilibrado e de uma representação social sólida. Defensor das teses de Rousseau, buscou orientar os trabalhadores a se organizarem para a defesa de direitos e constituir uma cidadania voltada a superar os problemas das classes populares.
Alternativa 5: Considerando o desenvolvimento econômico um modelo de como o progresso era uma realidade, Comte considerava que as ciências naturais eram um parâmetro para a construção de leis universais da economia e da sociedade. Ou seja, deveria se adequar a sociedade ao desenvolvimento econômico como forma de promover a melhora da vida social.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES SOBRE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
28 pág.

Sociologia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 5: Considerando o desenvolvimento econômico um modelo de como o progresso era uma realidade, Comte considerava que as ciências naturais eram um parâmetro para a construção de leis universais da economia e da sociedade. Ou seja, deveria se adequar a sociedade ao desenvolvimento econômico como forma de promover a melhora da vida social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais