Buscar

Sobre o pensamento de Durkheim, Marx e Weber, analise as afirmativas a seguir: I. Marx é um dos clássicos que mais influencia a formação do educad...

Sobre o pensamento de Durkheim, Marx e Weber, analise as afirmativas a seguir:

I. Marx é um dos clássicos que mais influencia a formação do educador no Brasil. Para ele, a educação é uma instituição que tende a reproduzir os valores da sociedade capitalista e da classe que domina o sistema econômico, a classe burguesa.

II. Weber defende que a formação do capitalismo tende à racionalidade, contudo há uma profunda influência do campo cultural. Nossos valores, condicionamentos emotivos e reproduzidos ao longo do tempo devem ser considerados na análise social.

III. Durkheim se dedica à análise do fato social. Para ele, o fenômeno produzido pela vida social deve ser compreendido na mesma condição dos fenômenos físico-biológicos. Dessa forma, a educação deve ter como foco o comportamento do educando e da própria educação dentro do ambiente social.

IV. Para Marx e Durkheim há uma convergência, uma concordância, a defesa da classe operária diante de exploração capitalista. Defensores do socialismo, os dois acreditam que a educação deve ser um instrumento revolucionário de luta com o capitalismo.

É correto o que se afirma em:


Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e II, apenas.
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES SOBRE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
28 pág.

Sociologia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a Alternativa 3: I, II e III, apenas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais