A mediação funciona como uma negociação facilitada por um indivíduo neutro de confiança. O mediador possui como papel auxiliar os envolvidos a solucionar seus problemas e chegar a um consenso. Isso pode envolver a ajuda na finalização de um acordo, na solução de uma disputa, no desenvolvimento de uma comunicação eficaz, entre outros. A respeito do tema mediação, analise as sentenças a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) O mediador deve ser imparcial. II. ( ) O mediador deve buscar a confidencialidade. III. ( ) O mediador pode ser parcial entre as partes. IV. ( ) O mediador deve ser dependente da vontade das partes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V. V, V, F, F. F, F, F, F. V, V, F, V. V, V, V, V.
PERGUNTA 1 1. Uma auditoria contábil é o processo de examinar toda a situação financeira de uma organização, com ênfase em examinar a conformidade com os padrões de relatórios relevantes e promover políticas adequadas de manuseio de dinheiro e controles internos.
A respeito da norma NBC PA 290, analise as sentenças a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Esta norma trata da relação de dependência para trabalhos de asseguração de auditoria. II. ( ) Esta norma orienta os auditores sobre a importância de os trabalhos de auditoria serem dependentes dos clientes. III. ( ) Essa dependência de pensamento é uma postura que permite que a firma auditora realize a conclusão sem sofrer influências. IV. ( ) Esta norma auxilia as firmas auditoras e a sua equipe na aplicação dos conceitos de dependência de pensamento e aparência e dependência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, V, F, V.
V, V, V, V.
F, V, F, V. V, V, F, F. F, F, F, F. V, V, F, V. V, V, V, V.
Uma organização pode realizar auditorias de acompanhamento para verificar
I e II. II e III. II, III e IV. I, II e III. I, II e IV.
A respeito das fases do trabalho de auditoria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A prova de fonte interna possui mais validade que a conseguida externamente; II. ( ) Os relatórios complementares são compostos por revisões mais detalhadas; III. ( ) A partir da execução, o auditor define o parecer de auditoria a ser emitido; IV. ( ) As evidências obtidas permitem dar base à opinião do auditor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
F, V, F, V. V, V, F, F. F, F, F, F. V, V, F, V. V, V, V, V.
Os auditores são responsáveis por detectar e dissuadir fraudes, avaliando os sistemas de contabilidade quanto a pontos fracos, analisando os controles internos, determinando o grau de risco de fraude organizacional, interpretando dados financeiros para tendências incomuns e acompanhando indicadores de fraude.
Considerando os aspectos normativos da auditoria com relação à NBC TI 01, assinale a alternativa correta.
Esta norma se refere à atividade e aos procedimentos de auditoria externa. A auditoria interna recomenda soluções para as conformidades destacadas nos relatórios. A auditoria interna não precisa ser documentada e armazenada de forma física ou eletrônica. Os papéis de trabalho servem como o rascunho dos fatos, com a finalidade de evidenciar os exames realizados. A auditoria, segundo a norma em questão, compreende análises, exames, avaliações, levantamentos e comprovações.
opinião verdadeira das demonstrações contábeis sem distorção relevante. IV. ( ) Risco de detecção é aquele que ocorre quando é detectada uma distorção existente que é relevante, em conjunto com outras distorções ou individualmente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V. V, V, F, F. F, F, F, F. V, V, F, V. V, V, V, V.
Leia o excerto a seguir. O planejamento de auditoria é importante para que um auditor realize uma auditoria eficaz e eficiente. A finalidade do planejamento de auditoria deve ser: cronograma de atividades e tempo de execução; recrutamento de pessoal de auditoria; bem como quando será realizado o procedimento de auditoria. A partir do nosso material de estudos, sobre o planejamento e execução de auditoria, analise as afirmativas a seguir. I. O conteúdo do planejamento aborda, mas não se limita às horas estimadas para a execução dos trabalhos, supervisão e revisão; II. O conteúdo do planejamento envolve, mas não se limita às revisões e atualizações no planejamento e nos programas de auditoria; III. O conteúdo do planejamento aborda, mas não se limita à revisão dos papéis de trabalho do auditor anterior; IV. O conteúdo do planejamento compreende, mas não se limita às revisões e atualizações, visando a assimetria nos procedimentos contábeis. Está correto o que se afirma em:
I e II. II e III. II, III e IV. I, II e III. I, II e IV.