Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Colégio Objetivo
A meteorologia descobriu que, nas últimas décadas, as ações antrópicas vêm afetando negativamente o clima ao redor de todo o Planeta. Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome do fenômeno desencadeado pelo acúmulo de gás carbônico (CO2) e pelo metano (CH4), substâncias que se caracterizam por sua propriedade de absorver calor.


A. Chuva ácida.
B. Efeito estufa.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Efeito estufa. O acúmulo de gases como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) na atmosfera contribui para o aumento do efeito estufa, que é o fenômeno responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas que estamos presenciando.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. A temperatura da Terra alcançou, nos últimos 30 anos, uma rápida ascensão de cerca de 0,2ºC, fenômeno jamais ocorrido desde o término da era glacial, há cerca de 12 mil anos. Qual das alternativas está correta em relação às consequências do aquecimento global na Terra?


A. O aquecimento global irá provocar a devastação das florestas e savanas espalhadas no planeta Terra. O aquecimento global provoca o aquecimento das águas dos oceanos, o que favorece o aumento na formação de tempestades e ciclones. Com o aquecimento das águas dos oceanos, os corais ficam extremamente vulneráveis, pois são ecossistemas muito sensíveis. O aquecimento global provoca, além do aquecimento das águas, o derretimento das geleiras e calotas polares, fazendo com que o nível dos oceanos aumente, colocando em risco as cidades litorâneas. Devido ao lançamento de poluentes na atmosfera, ocorre o aumento da acidez das chuvas, provocando prejuízos enormes, principalmente na agricultura. O aquecimento global pode interferir no crescimento das florestas, porém, não é possível dizer que irá ocorrer a devastação total destas, tendo em vista que algumas espécies de árvores se adaptam rapidamente a mudanças de temperatura.
B. Rebaixamento do nível dos oceanos e consequente expansão das áreas litorâneas. O aquecimento global provoca o aquecimento das águas dos oceanos, o que favorece o aumento na formação de tempestades e ciclones. Com o aquecimento das águas dos oceanos, os corais ficam extremamente vulneráveis, pois são ecossistemas muito sensíveis. O aquecimento global provoca, além do aquecimento das águas, o derretimento das geleiras e calotas polares, fazendo com que o nível dos oceanos aumente, colocando em risco as cidades litorâneas. Devido ao lançamento de poluentes na atmosfera, ocorre o aumento da acidez das chuvas, provocando prejuízos enormes, principalmente na agricultura. O aquecimento global pode interferir no crescimento das florestas, porém, não é possível dizer que irá ocorrer a devastação total destas, tendo em vista que algumas espécies de árvores se adaptam rapidamente a mudanças de temperatura.
C. Redução da acidez das chuvas e rebaixamento dos oceanos. O aquecimento global provoca o aquecimento das águas dos oceanos, o que favorece o aumento na formação de tempestades e ciclones. Com o aquecimento das águas dos oceanos, os corais ficam extremamente vulneráveis, pois são ecossistemas muito sensíveis. O aquecimento global provoca, além do aquecimento das águas, o derretimento das geleiras e calotas polares, fazendo com que o nível dos oceanos aumente, colocando em risco as cidades litorâneas. Devido ao lançamento de poluentes na atmosfera, ocorre o aumento da acidez das chuvas, provocando prejuízos enormes, principalmente na agricultura. O aquecimento global pode interferir no crescimento das florestas, porém, não é possível dizer que irá ocorrer a devastação total destas, tendo em vista que algumas espécies de árvores se adaptam rapidamente a mudanças de temperatura.
D. Favorecimento no crescimento de corais e aumento da chuvas. O aquecimento global provoca o aquecimento das águas dos oceanos, o que favorece o aumento na formação de tempestades e ciclones. Com o aquecimento das águas dos oceanos, os corais ficam extremamente vulneráveis, pois são ecossistemas muito sensíveis. O aquecimento global provoca, além do aquecimento das águas, o derretimento das geleiras e calotas polares, fazendo com que o nível dos oceanos aumente, colocando em risco as cidades litorâneas. Devido ao lançamento de poluentes na atmosfera, ocorre o aumento da acidez das chuvas, provocando prejuízos enormes, principalmente na agricultura. O aquecimento global pode interferir no crescimento das florestas, porém, não é possível dizer que irá ocorrer a devastação total destas, tendo em vista que algumas espécies de árvores se adaptam rapidamente a mudanças de temperatura.

Quem é o responsável pela previsão do tempo no Brasil?


A. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
B. O Ministério da Agricultura.

ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica. Na natureza, somente um pequeno número de microrganismos, denominados diazotróficos ou fixadores de nitrogênio, é capaz de reduzir nitrogênio atmosférico à amônia. No efeito estufa, ocorre a diminuição da camada de ozônio, fazendo com que os raios solares cheguem diretamente à superfície da terra. A emissão de SO2 ocasiona chuvas ácidas, pela elevação de pH. Com isso, ocorre a acidificação do solo, além de provocar prejuízos em construções, devido à corrosão do concreto. O efeito estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha (percebida como calor) é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa. A falta de vegetação em centros urbanos não interfere na irradiação solar para fora do planeta. Esta interfere na sensação de calor, principalmente em centros urbanos.


D. ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica.
E. à falta de vegetação, principalmente em centros urbanos, e ao aumento da concentração de CO2 atmosférico.

Mais conteúdos dessa disciplina