Buscar

CASO 1: J.M.S., sexo feminino, 4 anos, pernambucana, procedente do bairro do Pina, Recife, Pernambuco. Na anamnese há apenas referência sobre quadr...

CASO 1: J.M.S., sexo feminino, 4 anos, pernambucana, procedente do bairro do Pina, Recife, Pernambuco. Na anamnese há apenas referência sobre quadro de febre há cinco dias, tosse com expectoração hialina e diarreia, sendo as fezes líquidas e claras sem muco ou sangue. Criança apresentou também queda do apetite. Apresentava uma internação anterior, com mais ou menos 1 ano de idade, devido “infestação por parasitas”. Dos exames admissionais observou-se alteração apenas no hemograma que evidenciou eosinofilia. Sobre as condições socioeconômicas, a mãe informou que moram em casa de madeira, 3 co-habitantes (mãe e 2 filhas), os dejetos são despejados na maré, não há saneamento básico, a água utilizada é de um poço da comunidade, onde também não existe coleta de lixo. Foi observada na criança, a Síndrome de Loeffler, com eosinofilia pulmonar simples com alterações radiográficas.


a) Qual provável agente etiológico? Ascaris lumbricoides
b) Qual método de diagnóstico? O exame parasitológico das fezes é a melhor forma de se diagnosticar. Existindo mais de um tipo de método como: O método de Lutz, que consiste na sedimentação em vaso cônico e os métodos de contagem como o de Stoll ou o de Kato Katz, sendo possível estimar a carga parasitária do paciente.
c) Quais medidas de controle e de reinfecção? O uso de medicamentos como Albendazol, Mebendazol, Pirantel ou Lavamisol. Como medidas de reinfecção é necessário manter as mãos e unhas bem limpas, lavar bem os alimentos, deixar as comidas bem cobertas, evitar levar as mãos a boca, cozinhar bem os alimentos.

Essa pergunta também está no material:

parasitologia-5
5 pág.

Parasitologia Humana Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O provável agente etiológico é o Ascaris lumbricoides. b) O método de diagnóstico mais indicado é o exame parasitológico das fezes, que pode ser realizado através do método de Lutz, sedimentação em vaso cônico, ou métodos de contagem como o de Stoll ou o de Kato Katz, permitindo estimar a carga parasitária do paciente. c) As medidas de controle e prevenção de reinfecção incluem o uso de medicamentos como Albendazol, Mebendazol, Pirantel ou Lavamisol. Além disso, é importante manter as mãos e unhas limpas, lavar bem os alimentos, cobrir adequadamente as comidas, evitar levar as mãos à boca e cozinhar bem os alimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais