Buscar

A curva de magnetização de velocidade constante de uma máquina CC de 25kW e 250 V, para uma velocidade de 1200rpm, está mostrada na figura 1. Essa ...

A curva de magnetização de velocidade constante de uma máquina CC de 25kW e 250 V, para uma velocidade de 1200rpm, está mostrada na figura 1. Essa máquina tem excitação independente e uma resistência de armadura de 0,14Ω. Ela deve operar como um gerador CC, sendo acionada por um motor síncrono de velocidade constante.
a) Qual a corrente de armadura nominal dessa máquina?
b) Com a velocidade do gerador mantida constante com 1200rpm e se a corrente de armadura for limitada a seu valor nominal, calcule a saída de potência máxima do gerador e a correspondente tensão de armadura para correntes de campo constantes de 1,0A, 2,0A, e 2,5A.


Essa pergunta também está no material:

Lista de Exercicios - 1
6 pág.

Máquinas Elétricas I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para determinar a corrente de armadura nominal da máquina CC, precisamos utilizar a fórmula da potência: Potência = Tensão x Corrente Sabemos que a potência é de 25 kW e a tensão é de 250 V. Substituindo esses valores na fórmula, temos: 25 kW = 250 V x Corrente Para encontrar a corrente, basta dividir a potência pela tensão: Corrente = 25 kW / 250 V Corrente = 100 A Portanto, a corrente de armadura nominal dessa máquina é de 100 A. b) Para calcular a saída de potência máxima do gerador e a correspondente tensão de armadura para correntes de campo constantes de 1,0 A, 2,0 A e 2,5 A, precisamos utilizar a fórmula da potência novamente: Potência = Tensão x Corrente Sabemos que a velocidade do gerador é mantida constante em 1200 rpm e a corrente de armadura é limitada ao valor nominal de 100 A. Para cada corrente de campo constante, podemos calcular a tensão de armadura e a potência de saída: Para corrente de campo de 1,0 A: Tensão de armadura = 250 V Potência de saída = 250 V x 100 A = 25 kW Para corrente de campo de 2,0 A: Tensão de armadura = 250 V Potência de saída = 250 V x 100 A = 25 kW Para corrente de campo de 2,5 A: Tensão de armadura = 250 V Potência de saída = 250 V x 100 A = 25 kW Portanto, a saída de potência máxima do gerador é de 25 kW e a tensão de armadura correspondente é de 250 V para todas as correntes de campo constantes mencionadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais