Buscar

15. Nível de dificuldade: Fácil. Dica do expert: Os cuidados paliativos são destinados a pessoas com doenças terminais em seus últimos momentos de ...

15. Nível de dificuldade: Fácil. Dica do expert: Os cuidados paliativos são destinados a pessoas com doenças terminais em seus últimos momentos de vida e visam reduzir as dores e sofrimentos do processo de morte, oferecendo aos pacientes a dignidade que merecem, mesmo sem a perspectiva de cura. Nesse sentido, as prescrições e condutas médicas são sumariamente voltadas para o bem-estar dos pacientes, evitando procedimentos, exames e medicações que possam cursar com iatrogenias. Com esse propósito, os fármacos analgésicos de elevada potência, como opióides, psicotrópicos ou ansiolíticos, como neurolépticos e benzodiazepínicos, são comumente empregados nos casos de paliação, haja vista a prioridade no controle da dor e redução das aflições inerentes à situação. A - CORRETA: Os opióides são os analgésicos mais potentes e a morfina é o principal representante da classe em razão da disponibilidade, custo e aplicação. Apesar de ser um opióide forte, existem outros mais potentes, como a metadona. A forma de ação central dos opióides em relação à dispnéia ainda não é bem elucidada, mas acredita-se que eles reduzem a resposta bulbar à hipercapnia e hipoxemia, reduzindo a dispneia. Por outro lado, pode levar à temida depressão respiratória. B - ERRADA: O midazolam é um benzodiazepínico muito utilizado como agente hipnótico na intubação de sequência rápida, a depender da dose, pode possuir efeitos apenas ansiolíticos e servir como adjuvantes da morfina, por exemplo, no controle da dispneia. O rebaixamento do sistema nervoso central é verdadeiro, mas é dose dependente e a piora da dispneia é uma suposição errada. C - ERRADA: O tratamento farmacológico para a queixa de fadiga em pacientes com câncer tem mostrado resultados promissores. Esses medicamentos incluem o uso de psicoestimulantes tais como metilfenidato e dexmetilfenidato. Essas drogas são estimulantes do SNC, o que justifica o uso em situações de fadiga e narcolepsia. D - ERRADA: Esses medicamentos podem ser utilizados no delirium hiperativo. Todavia, vale salientar que metanálises recentes não evidenciaram menor gravidade do delirium ou menor tempo de doença. Por isso, a recomendação é guardar estas drogas para situações de extrema agitação em que as práticas não farmacológicas foram esgotadas. Apesar do emprego, nenhuma dessas medicações foi aprovada pelo FDA americano, o que torna o uso off-label e, por tanto, torna a alternativa inválida. E - ERRADA: Os opióides são medicamentos que causam constipação por gastroparesia. Por isso


A - CORRETA: Os opióides são os analgésicos mais potentes e a morfina é o principal representante da classe em razão da disponibilidade, custo e aplicação. Apesar de ser um opióide forte, existem outros mais potentes, como a metadona. A forma de ação central dos opióides em relação à dispnéia ainda não é bem elucidada, mas acredita-se que eles reduzem a resposta bulbar à hipercapnia e hipoxemia, reduzindo a dispneia. Por outro lado, pode levar à temida depressão respiratória.
B - ERRADA: O midazolam é um benzodiazepínico muito utilizado como agente hipnótico na intubação de sequência rápida, a depender da dose, pode possuir efeitos apenas ansiolíticos e servir como adjuvantes da morfina, por exemplo, no controle da dispneia. O rebaixamento do sistema nervoso central é verdadeiro, mas é dose dependente e a piora da dispneia é uma suposição errada.
C - ERRADA: O tratamento farmacológico para a queixa de fadiga em pacientes com câncer tem mostrado resultados promissores. Esses medicamentos incluem o uso de psicoestimulantes tais como metilfenidato e dexmetilfenidato. Essas drogas são estimulantes do SNC, o que justifica o uso em situações de fadiga e narcolepsia.
D - ERRADA: Esses medicamentos podem ser utilizados no delirium hiperativo. Todavia, vale salientar que metanálises recentes não evidenciaram menor gravidade do delirium ou menor tempo de doença. Por isso, a recomendação é guardar estas drogas para situações de extrema agitação em que as práticas não farmacológicas foram esgotadas. Apesar do emprego, nenhuma dessas medicações foi aprovada pelo FDA americano, o que torna o uso off-label e, por tanto, torna a alternativa inválida.
E - ERRADA: Os opióides são medicamentos que causam constipação por gastroparesia.

Essa pergunta também está no material:

GABARITO - REVISÃO_ MÓDULO DE ENVELHECIMENTO
13 pág.

Medicina Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a A) Os opióides são os analgésicos mais potentes e a morfina é o principal representante da classe em razão da disponibilidade, custo e aplicação. Apesar de ser um opióide forte, existem outros mais potentes, como a metadona. A forma de ação central dos opióides em relação à dispnéia ainda não é bem elucidada, mas acredita-se que eles reduzem a resposta bulbar à hipercapnia e hipoxemia, reduzindo a dispneia. Por outro lado, pode levar à temida depressão respiratória.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina