Logo Passei Direto
Buscar

Sistemas de Informação

Colégio Objetivo
A abordagem epidemiológica que compara os coeficientes (ou taxas) de doenças em subgrupos populacionais tornou-se uma prática comum no final do século XIX e início do século XX. A sua aplicação foi inicialmente feita com qual objetivo?


a) (X) Controlar doenças transmissíveis e, posteriormente, estudar as relações entre condições ou agentes ambientais e doenças específicas
b) ( ) Propor melhorias no suprimento de água, mesmo antes da descoberta do microrganismo causador da cólera.
c) ( ) Estudos epidemiológicos identificaram medidas apropriadas a serem adotadas em saúde pública.
d) ( ) Remover fatores ambientais contrários à saúde ou de criar condições que a promovam.
e) ( ) A população utilizada em um estudo epidemiológico é aquela localizada em uma determinada área ou país em certo momento do tempo.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A abordagem epidemiológica que compara os coeficientes (ou taxas) de doenças em subgrupos populacionais tornou-se uma prática comum no final do século XIX e início do século XX. Sua aplicação foi inicialmente feita com o objetivo de controlar doenças transmissíveis e, posteriormente, estudar as relações entre condições ou agentes ambientais e doenças específicas. Portanto, a alternativa correta é a letra A) Controlar doenças transmissíveis e, posteriormente, estudar as relações entre condições ou agentes ambientais e doenças específicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As disposições constitucionais citadas excluíram a necessidade de trabalhar formalmente e estar inserido no mercado de trabalho para o acesso aos serviços públicos de saúde. Isso ocorreu por meio do princípio de qual fator?


a) ( ) Regionalização.
b) (X) Universalidade.
c) ( ) Hierarquização.
d) ( ) Descentralização.
e) ( ) Integralidade.

O século XX criou inúmeras estratégias de controle epidemiológico e sanitário da população. Discorra sobre dois eventos marcantes que destacaram uma mudança na concepção do contexto da saúde brasileira.


Pertinente ao SIS, analise as afirmativas a seguir:

I- Coletar racional e objetivamente dados e registros de informações de saúde visando à construção de indicadores tanto epidemiológicos como operacionais que venham a atender aos objetivos de cada programa ou instituição.
II- O sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) utiliza um documento básico padronizado denominado de declaração de nascidos vivos (DN), e deve ser preenchido pelo profissional médico para todos os nascidos vivos em ambiente hospitalar.
III- O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

Com a implementação do SUS, o sistema de saúde, bem como o acesso da população passou a ser norteado por três princípios fundamentais. Cite e explique cada um deles.


O SIS tem como funções: planejamento, coordenação, supervisão dos processos de seleção dos dados, coleta, registro, processamento, análise e difusão dos dados e geração de informação. Assinale a alternativa CORRETA:


a) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.
b) (X) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) ( ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) ( ) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) ( ) Somente a afirmativa III está correta.

Qual das alternativas a seguir apresenta o objetivo fundamental do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)?


a) ( ) Controlar a produção e distribuir os imunobiológicos necessários ao abastecimento da população.
b) ( ) Avaliar de forma dinâmica os riscos quanto à ocorrência de doenças ligadas ao câncer.
c) (X) Possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias.
d) ( ) Alimentar os sistemas de vigilância sanitária do Ministério da Agricultura, em especial quanto ao risco da ocorrência de surtos ou epidemias em animais que fazem parte da base alimentar da população brasileira.
e) ( ) Registrar os insumos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, para reporte mensal a Organização Mundial de Saúde (OMS) e alimentação dos bancos de informação sobre a saúde da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).

Sobre as atribuições desse departamento, assinale a alternativa CORRETA:


a) (X) O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
b) ( ) O Programa Nacional da Infância (PNI) permite o gerenciamento do processo de vacinação infantil.
c) ( ) O Sistema de Cadastro de Mortalidade (SISCAM) objetiva dar suporte ao controle de mortalidade no Brasil.
d) ( ) O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Portadores de AIDS (HIPERDIA) destina-se ao cadastramento e ao acompanhamento de pacientes HIV positivo atendidos na rede ambulatorial do SUS, permitindo a geração de informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos, de forma regular e sistemática, a todos os pacientes cadastrados.
e) ( ) O Sistema de Acompanhamento do Recém-nascido (SISPRENATAL) permite o cadastramento e o acompanhamento de todos os recém-nascidos no âmbito do SUS.

É importante ter-se uma caracterização sobre o SIS, em busca de ter bem claro do que se trata. Portanto, o que é e quais as características de um Sistema de Informação em Saúde?


Os prontuários dos pacientes são documentos importantes como registros que podem ser disponibilizados de forma eletrônica. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- O prontuário eletrônico do paciente (PEP) pode ser de dois tipos: digitalizado e on-line.
II- Algumas limitações do prontuário em papel são baixa mobilidade, sujeição a ilegibilidade e ambiguidade.
III- O conceito de Registro Eletrônico de Saúde (RES) abrange o compartilhamento de informações sobre a saúde de um ou mais indivíduos, inter e multi-instituição, dentro de uma região (município, estado ou país), ou ainda, entre um grupo de hospitais.
a) ( ) As afirmativas I e II estão corretas.
b) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.
c) (X) As afirmativas II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a afirmativa III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina