Buscar

05 - (UERJ/1993/2ª Fase) VESPA EVITA A PROLIFERAÇÃO DE PRAGAS EM PASTAGENS Uma vespa de apenas 0,5 milímetros pode ajudar o pecuarista a combater ...

05 - (UERJ/1993/2ª Fase)
VESPA EVITA A PROLIFERAÇÃO DE PRAGAS EM PASTAGENS

Uma vespa de apenas 0,5 milímetros pode ajudar o pecuarista a combater uma praga que costuma arrasar grandes áreas de pastagens. Um estudo desenvolvido pela UFMG mostrou que cinco cepas de vespa da família "Trichogrammatidae” são capazes de controlar a proliferação da mariposa curuquerê-dos-capinzais, cujas larvas se alimentam de folhagens. A vespa inibe a ploriferação da praga ao depositar os seus ovos dentro dos ovos da mariposa. Dessa forma, ao invés de nascerem larvas que mais tarde se transformariam em mariposas, nascem vespas. Atualmente, os produtores rurais costumam combater as larvas das mariposas com inseticidas. (Trechos de texto de O Globo de 05/10/1992.)

O texto acima mostra como o controle biológico pode substituir os inseticidas no combate às pragas. Várias são as causas biológicas que fazem com que os inseticidas não-biodegradáveis, mesmo quando lançados em pequenas quantidades no ambiente, se acumulem gradativamente ao longo dos níveis tróficos da cadeia alimentar. Cite duas causas que concorrem para essa acumulação.


Essa pergunta também está no material:

Ecologia 2013 Magnificacao trofica
47 pág.

Biologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Duas causas que contribuem para a acumulação de inseticidas não-biodegradáveis ao longo dos níveis tróficos da cadeia alimentar são: 1. Bioacumulação: Alguns inseticidas não-biodegradáveis têm a capacidade de se acumular nos tecidos dos organismos vivos ao longo do tempo. Quando um organismo consome outro organismo contaminado, os resíduos do inseticida são transferidos para o organismo consumidor, aumentando a concentração do produto químico em seu corpo. Esse processo pode se repetir ao longo da cadeia alimentar, resultando em níveis cada vez mais altos de acumulação. 2. Biomagnificação: Além da bioacumulação, alguns inseticidas não-biodegradáveis também podem sofrer biomagnificação. Isso ocorre quando um organismo em um nível trófico mais baixo da cadeia alimentar consome outros organismos contaminados em níveis tróficos mais altos. Como os inseticidas não-biodegradáveis não são eliminados do organismo, eles se acumulam em concentrações mais altas nos predadores do topo da cadeia alimentar. Isso ocorre porque os predadores consomem uma grande quantidade de presas contaminadas ao longo do tempo. Esses processos de bioacumulação e biomagnificação podem levar a altas concentrações de inseticidas não-biodegradáveis nos organismos e no ambiente, causando impactos negativos na saúde dos ecossistemas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando