O ciclo menstrual depende basicamente de um atividade coordenada entre a hipófise e o ovário. A hipófise é responsável pela produção de FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante). O primeiro atua sobre o ovário, estimulando a produção de estrógeno. O estrógeno inibe a produção de FSH e estimula e produção de LH que, por sua vez, estimula a ovulação. A ação do FSH sobro o ovário também estimula o amadurecimento do folículo, resultando na formação do corpo lúteo. Esse último produz progesterona, que inibe a produção dos hormônios da hipófise, diminuindo, conseqüentemente, a produção dos hormônios ovarianos. O revestimento do útero não pode mais sustentar-se sem apoio hormonal e é eliminado no fluido menstrual. Professor: Carlos Henrique Fisiologia humana – Sistema endócrino – Ciclo menstrual @ifrnnatureza IFRN Natureza BIOLOGIA Considerando o texto, todas as afirmativas estão corretas, exceto: a) A formação do corpo lúteo depende de FSH produzido pela hipófese. b) A produção de estrógeno depende de FSH produzido pela hipófise. c) A ovulação depende da diminuição da concentração de estrógeno. d) O FSH estimula a produção de progesterona pelo corpo lúteo. e) A progesterona produzida pelo corpo lúteo diminui a produção de estrógeno.
a) A formação do corpo lúteo depende de FSH produzido pela hipófese. b) A produção de estrógeno depende de FSH produzido pela hipófise. c) A ovulação depende da diminuição da concentração de estrógeno. d) O FSH estimula a produção de progesterona pelo corpo lúteo. e) A progesterona produzida pelo corpo lúteo diminui a produção de estrógeno.
Ana e Maria são gêmeas idênticas. Maria, aos 10 anos, teve seus dois ovários removidos cirurgicamente e nunca se submeteu a tratamento com hormônios. Atualmente, as gêmeas têm 25 anos de idade e apresentam diferenças físicas e fisiológicas decorrentes da remoção das gônadas. a) Cite duas dessas diferenças. b) Se Maria tivesse sido operada aos 18 anos, as diferenças entre ela e Ana seriam as mesmas que apresentam atualmente? Justifique.
A gonadotrofina coriônica humana HCG pode ser detectada cerca de uma semana após nidação. Testes clínicos que revelam a presença desse hormônio na urina, indicam: a) Diabetes b) Processo gravítico c) Infecção urinária d) Nanismo e) Hipertireoidismo
a) Diabetes b) Processo gravítico c) Infecção urinária d) Nanismo e) Hipertireoidismo